Aos 30, Forno de Minas amplia exportação
Empresa já está em 18 mercados, entre eles China, Estados Unidos, Argentina e México, exportando 1500 toneladas de produtos a cada ano
4 de dezembro de 2019 - 9h53
Dona Dalva, fundadora do Forno de Minas, em Boston, nos Estados Unidos (Crédito: Divulgação)
Uma receita tradicional de pão de queijo, produzida há 30 anos, hoje leva a Forno de Minas a 18 mercados ao redor do mundo, entre eles, China e Estados Unidos, e, desde agosto deste ano, Argentina e México. Atualmente, a empresa comercializa 1500 toneladas de produtos no exterior a cada ano, sendo 97% deste total representado pelo pão de queijo. Hoje, o setor internacional da Forno de Minas é um dos que mais cresce na empresa que tem a meta de triplicar sua receita até 2024. Seus esforços no mercado estrangeiro visam a transformação do pão de queijo em um produto global.

Forno de Minas internacionaliza sua marca
A receita que agora viaja levando Minas Gerais para muito além do estado, nasceu em 1990 pelas mãos da mineira Maria Dalva Couto Mendonça, mais conhecida como Dona Dalva, em uma loja de 40m2. Em 1999, a Forno de Minas foi vendida para a multinacional Pillsbury, unidade de alimentos da holding Diageo. Dez anos depois, a General Mills, que havia comprado a Pillsbury, fechou as portas, o que motivou a família Couto Mendonça a resgatar seu negócio.
Segundo dados do Instituto Nielsen de agosto deste ano, a Forno de Minas detém 39,2% do mercado nacional de pão de queijo congelado. Dona Dalva, criadora da receita do tradicional pão de queijo, tem hoje 77 anos e todos os dias trabalha na fábrica da Forno de Minas. “Isso imprime uma vontade de fazer mais e melhor, deixa um legado na cultura da empresa. Cada vez mais voltamos a nossa origem, com uma receita autêntica da fazenda, com ingredientes naturais como o queijo, que nós mesmos fabricamos”, revela a executiva.