Arezzo desce do salto na pandemia
Luciana Wodzik, diretora da marca, comenta iniciativas - incluindo lançamento da linha Arezzo Home e da campanha Love, love - para se adaptar ao momento delicado do mercado e da vida das clientes
Luciana Wodzik, diretora da marca, comenta iniciativas - incluindo lançamento da linha Arezzo Home e da campanha Love, love - para se adaptar ao momento delicado do mercado e da vida das clientes
Roseani Rocha
30 de junho de 2020 - 13h23
Frame da nova campanha, com produção de Giovanni Bianco (Crédito: Divulgação)
Nesta 3ª-feira, 30, a Arezzo, marca principal do Grupo Arezzo – que hoje também tem Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Owme, além de licenciar a Vans – inicia uma campanha chamada Love, love, em que o renomado produtor de moda Giovanni Bianco dirigiu um filme do qual participam diferentes gerações de mulheres da família do cantor Gilberto Gil, entre elas as midiáticas Bella e Preta Gil. Filme (assista abaixo) e fotos foram produzidos antes da quarentena.
Como a campanha foi adiada, seu storytelling foi ajustado ao momento e transmite mensagens como a força feminina, sororidade, respeito e fraternidade. A campanha terá veiculação nacional nos canais da marca, PDVs, site, redes sociais e blogs.
A moda foi um dos setores fortemente impactados pela crise que veio na esteira da pandemia de Covid-19, que levou ao isolamento social, fechamento de lojas e home office, tirando ocasiões de consumo. Tanto assim que neste período a Arezzo também desenvolveu e lançou recentemente, uma coleção de calçados “homewear”, batizada Arezzo Home. A proposta da nova linha é descer do salto, aliar conforto máximo e praticidade ao charme característico dos produtos da marca no geral.
Segundo resultados do primeiro trimestre, o Grupo Arezzo registrou receita líquida de R$ 375,5 milhões, o que representou retração de 4% sobre o período equivalente em 2019. Já o e-commerce cresceu 53,9%, passando a representar 15,9% do faturamento no mercado interno.
Na entrevista a seguir, Luciana Wodzik, diretora da Arezzo, comenta os impactos da pandemia sobre o segmento e as iniciativas para fazer a marca permanecer na cabeça e nos pés das consumidoras.
Meio & Mensagem – Você está há mais de 20 anos no Grupo Arezzo, mas antes cuidava de Schutz. Quais as demandas da Arezzo que fizeram você assumir a marca agora? Recebi informação de que a Arezzo está buscando “reconexões”. De que tipo? E em que momento ou por que ela havia perdido essas conexões?
Luciana Wodzik – Minha trajetória na Arezzo&Co sempre foi muito dedicada a marca Arezzo; liderei a estruturação do canal de franchising da marca e a expansão nacional. Liderei a marca interinamente, junto com Alexandre Birman, em 2015, depois, assumi a marca Fiever e, ao longo de 2018 e 2019 conduzi a marca Schutz. A paixão pelo negócio e pela marca Arezzo é o que me moveu mais uma vez a abraçar este grande desafio. Vivemos um momento sem precedentes que pede uma liderança que tenha histórico de relação com o business, com entendimento profundo dos canais, dos desafios e a visão de futuro, e minha conexão com a marca possui essas características. Mas, a mais importante de todas, na minha opinião, é o carinho que nutro pela marca. Temos ainda muito aprendizado pelo caminho, mas acreditamos no que buscamos, assumindo novas responsabilidades.
M&M – A Arezzo é a principal marca de um dos maiores grupos calçadistas dos País. Com as lojas fechadas por meses, neste início de ano, qual foi o impacto nos negócios e que soluções a marca buscou implementar para minimizar os efeitos negativos? (uma coleção como a Arezzo Home entra neste pacote?)
Luciana – Os impactos foram vários, desde o fechamento temporário das lojas físicas até a implementação de uma nova dinâmica de trabalho com os funcionários e toda a cadeia produtiva. Não podemos negar que foi uma grande transformação para o grupo e marca Arezzo em diversos sentidos. Entretanto, conseguimos agir rapidamente com um plano de ação semanas antes do lockdown decretado em todo o país, do ponto de vista de operação e times: Implementação do home office com os times corporativos; Digitalização das Equipes de Vendas; Agenda Semanal de interação e treinamentos com a rede de franqueados e colaboradores da marca, para transmitir segurança e engajamento; Revisões de Calendário de Lançamento de Coleções; e Adaptação na estratégia de comunicação e conteúdo da marca considerando novo contexto de mundo. Assim que a quarentena foi implementada, a Arezzo se preocupou em levar conteúdo relevante e de qualidade para a sua audiência. Por meio do perfil no Instagram @arezzo, que conta com mais de 5 milhões de seguidores, demos continuidade ao #ArezzoJuntas (plataforma criada em 2018 com o objetivo de apoiar a união entre as mulheres), criando uma programação de lives sobre bem-estar, saúde mental, beleza, autoestima, culinária, entretenimento, entre outros temas, sempre com o intuito de ajudar as pessoas a passarem por esse momento, bem como dar suporte para as profissionais que usavam o canal da Arezzo para expandir sua audiência.
A criação da Arezzo Home surgiu pela necessidade do momento. A marca sempre esteve ao lado das mulheres, a Arezzo faz parte da vida delas, pra este momento, novo e atípico, não poderia ser diferente. Criamos algo que traduzisse o conforto, a personalidade e o estilo das nossas clientes em um produto aconchegante.
M&M – Qual foi o desempenho do e-commerce nesse período (próprio ou em lojas de parceiros online)?
Luciana – Iniciamos o movimento de transformação digital quatro anos atrás, ou seja, o e-commerce já era um canal relevante para o business, e essa relevância cresceu muito durante esse período de adaptação. Mais do que ecommerce, nosso crescimento está na omnicanalidade, ou seja, atender e proporcionar uma experiência integral para as clientes em qualquer canal da marca.
M&M – Como estão preparando essa volta que começa a acontecer agora dos shoppings e lojas? Até tendo em vista que os produtos são coisas que as pessoas tocam, experimentam?
Luciana – O Brasil tem dimensões continentais, e a realidade das lojas são muito diferentes entre si, então a disciplina e acompanhamento de perto é fundamental para garantirmos a retomada em segurança. Adotamos diversos protocolos de segurança – especialmente em relação à higienização dos ambientes, dos produtos, temos cumprido os decretos governamentais com cuidado e colocando a saúde dos nossos colaboradores e nossas clientes em primeiro lugar.
M&M – Assim como a crise teve impactos diferentes sobre os diferentes setores, é esperado que a retomada também ocorra em velocidades diversas. Como você vislumbra a retomada do seu segmento?
Luciana – Gradualmente. São muitas adaptações em andamento, a Arezzo é uma marca com presença nacional e temos orientações governamentais diversas em cada região, ao mesmo tempo que temos adoção de novas ferramentas de relação com o cliente em rápido desenvolvimento e prática. Nosso modelo operacional é mais flexível, permitindo correções de rumo a cada duas semanas. O uso de ferramentas digitais continuará sendo chave para o resultado, temos incorporado a visão “From Design To Customer”, via meios digitais. Saímos de um calendário tradicional, para um desenvolvimento centrado na omnicanalidade, via web-commerce, ferramentas digitais e colaboração com a rede. Ou seja, o que podemos fazer é focar em cada movimento, garantindo o nosso melhor, e manter o nosso maior compromisso: uma relação cada dia mais próxima com nossas clientes.
M&M – Para muitos setores, as ações de marketing se tornaram um desafio, com as limitações de contato físico. Como a Arezzo lidou com a produção dos editoriais de moda/campanhas neste período e qual é a orientação daqui em diante?
Luciana – O planejamento de marketing está sempre alinhado às tendências e contexto mundial, pronto para respostas rápidas, além do calendário comercial da marca e de moda, sendo assim conseguimos antecipar a produção de campanhas, temos muitos lançamentos e também muito material, felizmente conseguimos explorar e adaptar todos estes conteúdos prontos antes da pandemia para garantir a divulgação dos nossos produtos e, por outro lado, o marketing agiu com rapidez na elaboração de diversos conteúdos gráficos de informação e entretenimento. Mesmo com toda esta dinâmica, o período de Dia das Mães Arezzo sofreu esse impacto, a campanha estava pronta, porém os produtos ainda não haviam sidos entregues na loja, sendo assim conseguimos realizar uma nova campanha em poucos dias, 100% digital com mulheres reais, mães e filhas trocando suas relações a distância em momentos de pandemia na campanha “Arezzo mães, sempre presente”, foi emocionante. Daqui para frente, estamos seguindo as orientações da OMS e decretos governamentais de cada cidade.
M&M – Que canais de mídia/marketing devem ser os mais adequados para a marca nos próximos meses?
Luciana – Estamos vivendo uma grande transformação digital e tecnológica, a marca atua fortemente em todas as redes sociais, com grande audiência, hoje a audiência soma mais de sete milhões de seguidores, mas recentemente entramos no Tik Tok, e vimos nosso engajamento crescer rapidamente através de ativações diferenciadas no canal, atraindo um público mais jovem. O site ganhou uma relevância importante neste momento, como uma grande vitrine, mas o trabalho das vendedoras digitais é o diferencial para o negócio. Nosso principal canal de atuação no momento é o Instagram, com uma estratégia de conteúdo pensada exclusivamente para o canal, equilibrando conteúdos comerciais e de construção de marca. Também desenvolvemos um trabalho muito forte com influenciadoras, por todo o Brasil, e neste momento adaptamos as estratégias considerando o contexto atual. Mais do que imagem, queremos entregar conteúdo relevante e encantador para nossas mulheres.
M&M – Temos já dados de aumento de desemprego, queda na renda da população. Por outro lado, especialmente para o público feminino, artigos de moda têm um apelo forte de consumo, as marcas lidam muitas vezes mais com a questão do desejo do que a da necessidade. O que vai pesar mais para uma retomada dos negócios?
Luciana – Acredito que não exista uma única resposta, por isso é fundamental manter a proximidade de relacionamento com as clientes. Buscamos nos fazer presente na vida das mulheres, e neste momento entendemos que estas mulheres estão mais sobrecarregadas do que nunca, tentando equilibrar vida pessoal e profissional em contexto emocionalmente desafiador; no final do dia a mulher quer se sentir bem com ela mesma, e também se permitir momentos de indulgência, é neste lugar que a marca quer estar.
Compartilhe
Veja também
Hellmann’s traz nova edição do boteco durante playoffs da NBA
Com programação dedicada para fãs de basquete, evento da Hellmann's terá uma série de ativações, finger foods em parceria com a Sadia e cerveja Budweiser
Uber Advertising atinge receita global de US$ 1,5 bilhão
Divisão de publicidade da companhia ampliou seu faturamento global em 60% no último ano, de acordo com resultados financeiros divulgados pela empresa