As 10 tendências de marketing para 2024, segundo a Kantar

Buscar

As 10 tendências de marketing para 2024, segundo a Kantar

Buscar
Publicidade

Marketing

As 10 tendências de marketing para 2024, segundo a Kantar

Relatório elaborado pela consultoria aponta a inteligência artificial, sustentabilidade e desafio ao status quo como pontos cruciais para as marcas no próximo ano


7 de dezembro de 2023 - 14h09

tendências de marketing 2024

(Crédito: Adobe Stock)

Inteligência artificial atuando no processo criativo, maior disputa por atenção e engajamento da audiência e inovação voltada à criação de negócios não apenas rentáveis, mas sustentáveis. Essas são algumas das principais tendências de marketing apontadas para o ano de 2024, de acordo com a Kantar.

Os insights fazem parte do Marketing Trends, relatório anual feito pela consultoria, que visa orientar os anunciantes, agências e profissionais de veículos a aproveitarem de forma mais eficiente as transformações tecnológicas e a mudança no comportamento dos consumidores.

Veja, abaixo, as 10 principais tendências de marketing para 2024, de acordo com a Kantar:

1- Inteligência artificial no processo criativo

A Kantar cita pesquisa que aponta que 67% dos profissionais de marketing se sentem animados com as possibilidades da IA generativa e que será fundamental a compreensão da efetividade do uso dessa tecnologia.

2- Valores culturais

Se 80% dos consumidores se dizem dispostos a comprar de empresas que apoiam causas relevantes, será mais ainda importante assegurar que as marcas estejam bem-posicionadas em relação às questões sociais.

3- Controle de mensagem encontra a cultura do cancelamento

Essa exigência de acompanhar as transformações da sociedade exigirá um posicionamento claro por parte das marcas, ainda que isso cause controvérsias. Segundo a Kantar, as empresas que forem autênticas e tomarem partido tendem a construir uma conexão mais forte com seus consumidores.

4- Batalha por atenção e engajamento

Embora a maior parte dos profissionais ainda trabalhe com métricas como visualização, o mercado tende a se voltar à busca de novas formas de mensurar a atenção no ambiente digital, sobretudo com a ajuda da inteligência artificial.

5- A troca para medidas holísticas de sucesso

Assumir compromissos ambientais e métricas de sustentabilidade é importante não apenas do ponto de vista ético como também tende a ser uma estratégia de negócios para as empresas.

6- Inovação disruptiva para negócios rentáveis e sustentáveis

Descobrir maneiras de atuar de forma disruptiva pode ser um diferencial importante para as empresas, já que aquelas que são percebidas como inovadoras pelos consumidores tendem a crescer mais do que as que não são.

7- Marcas que desafiam o status quo

As empresas que buscam, de alguma forma, confrontar conceitos e ideias e procurar novas formas de atuar, com agilidade e rápida tomada de decisões tendem a continuar crescendo.

8- O poder da premiunização

Diante de um cenário de inflação, com consumidores buscando alternativas, o gerenciamento de preço e valor será importante para a manutenção das marcas.

9- Vida além da barra de pesquisa

Com a inteligência artificial potencializando a função dos buscadores, esses pontos de contato entre marcas e consumidores, os anunciantes precisarão ser hábeis em direcionar os investimentos para onde as pessoas estão.

10- Varejo e publicidade

A mídia de varejo (ou retail media) vai se consolidando como um canal essencial par a comunicação com a audiência. A Kantar aponta que 60% dos profissionais de marketing da América Latina tendem em ampliar o investimento em retail media em 2024.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Como embaixadora de Dove pela Real Beleza, Heloisy Pereira Rodrigues, formada em IA, trabalhará junto a marca em iniciativas da IA a favor da beleza sem padrões

  • Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Iniciativa acontecerá presencialmente em São Paulo, Campinas e Curitiba para democratizar conhecimento sobre a pele