As novidades da Páscoa 2013
Associados da Abicab divulgam os lançamentos para este ano em que o setor deve manter ritmo de 2012, vendendo 80 milhões de ovos de chocolate
Associados da Abicab divulgam os lançamentos para este ano em que o setor deve manter ritmo de 2012, vendendo 80 milhões de ovos de chocolate
Roseani Rocha
29 de janeiro de 2013 - 3h53
As onze maiores empresas do setor de chocolates e confeitos ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) apresentaram nesta terça-feira 29 suas novidades para a Páscoa 2013.
Este ano, o setor deve repetir o desempenho de 2012, que por sua vez foi igual ao de 2011: 18 mil toneladas produzidas e 80 milhões de ovos vendidos em mais de 800 mil pontos de venda Brasil afora. Os preços dos ovos devem ficar 5% superiores aos de 2012, corrigindo a inflação do período.
O vice-presidente de chocolate da Abicab, Ubiracy Fonseca, refutou o termo “estagnação”, justificando que até 2010 o setor vinha crescendo dois dígitos e está apenas se mantendo em uma base alta, especialmente, se considerados o cenário internacional recessivo, o crescimento modesto do PIB brasileiro.
O executivo também comentou a aposta forte de várias marcas em licenciamento de produtos e sobre a marcação que as autoridades têm feito sobre a venda associada de produtos infantis e alimentos. “O licenciamento é um alavancador de vendas, já que tem um caráter lúdico e estamos tranquilos porque todos os nossos associados cumprem as regras do Inmetro e da Anvisa”, disse.
Novidades das marcas
Precursora no modelo boutique, a Kopenhagen, hoje do grupo CRM, que detém também a Brasil Cacau, tem como grande destaque para a Páscoa 2013 o ovo Collection, uma edição limitada para comemorar os 85 anos da marca Kopenhagen. Serão produzidas oito mil unidades, com embalagem em veludo, cravejada de cristais Swarovski. Cada um custará R$ 299. A marca mais popular do grupo CRM, Brasil Cacau, apostou na visibilidade do Big Brother Brasil para tornar mais conhecida a marca, concorrente direta da Cacau Show. E a julgar pelos números de vendas de trufas, a estratégia, alinhavada pela agência Rae, está dando certo: antes, eram vendidas 1,5 milhão de unidades e em 20 dias de exposição da marca no programa, o volume saltou para 10 milhões. A marca terá crescimento de 160% em faturamento real.
A Cacau Show preparou 11 lançamentos entre os quais devem chamar atenção dos consumidores o Dreams, ovo feito com chocolate belga e, entre os infantis, a marca própria Bella, para meninas e licenciamentos como Carrossel e Turma da Mônica. Como ano passado, a estratégia de marketing é premiar um consumidor, através de uma promoção, mas este ano e vez de receber R$ 1 milhão em prêmio, o vencedor leva essa quantia e outros R$ 500 mil para distribuir entre três amigos. A Cacau Show espera atingir faturamento de R$ 460 milhões em 2013.
Já o sucesso obtido com a volta do chocolate Lollo ano passado (vendendo quatro vezes mais que o esperado pela empresa) fez a Nestlé lançar para esta Páscoa um ovo Lollo. A expectativa é repetir sucessos como o do Kit Kat em 2012; este continua, inclusive, como base da plataforma de comunicação da marca para a Páscoa, período em que a Nestlé espera crescimento de 5%. A empresa é atendida pela JWT e, no ponto de venda, pela New Promotion e New Momentum.
Outra grande marca do setor, a Lacta (Mondelez) venderá somente através da Americanas.com um ovo Bis de nada menos que 3 kg. Já nos licenciamentos, devem encantar a garotada um ovo Angry Birds (que vem dentro de uma pelúcia dos famosos passarinhos) e as bonecas Monster High, febre entre as meninas (nessa linha, a Top Cau apostou em miniaturas das Bratz e caixa de presentes Winx Princesas). A Lacta também se destaca por ter 37% de participação de mercado (dado Nielsen) e dois ovos como líder e vice-líder de vendas, respectivamente, Sonho de Valsa e Diamante Negro. Todos os produtos da marca tiveram as embalagens de presente remodeladas pela Narita Design.
Patrocinadora da Copa do Mundo de 2014, a Garoto está investindo R$ 200 milhões em ações de marketing que começam a se concretizar. Nesta Páscoa, a marca comercializará dois ovos da Seleção Brasileira de Futebol, assim como uma lata especial do Talento, que ganhou uma versão coco e castanha. Além disso, definiu que o Chocolate da Copa, que terá sabor e embalagem criados por consumidores brasileiros, vai ser lançado em setembro.
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