Basf quer metade do setor de tintas
Marketing e tecnologia serão os principais investimentos feitos para elevar a participação da Basf no mercado de tintas imobiliárias
Marketing e tecnologia serão os principais investimentos feitos para elevar a participação da Basf no mercado de tintas imobiliárias
Janaina Langsdorff
9 de dezembro de 2011 - 9h30
A alemã Basf investirá R$ 180 milhões em ações de marketing em 2012, montante que deve contribuir para aumentar as vendas entre 7% e 8%, além de colocar a dona das marcas Suvinil e Glasurit rumo a uma escalada de market share, dos atuais 40% para 50% (em valor) até 2020. Considerada um recorde pela companhia, a projeção de vendas supera as estimativas da própria Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o próximo ano, que é de um ponto porcentual acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Em 2011, a empresa deve alcançar um faturamento superior a 10% no mercado nacional de tintas imobiliárias. De acordo com informações publicadas na edição dessa sexta-feira, 9, pelo jornal Valor Econômico, a Abrafati calcula uma alta entre 3% a 4% nas vendas do setor, enquanto a Basf espera fechar o ano com índices variando entre 5% a 6%.
As reformas representam cerca de 85% da demanda e o restante é absorvido pelos imóveis novos. Na Basf, a marca Suvinil é responsável por 90% das vendas da empresa no mercado de tintas decorativas. A previsão é que a marca cresça entre 8% e 10% em 2012, puxada pelo aumento da renda, especialmente das classes emergentes.
O investimento em tecnologia é o outro pilar de expansão da Basf. Inovações, como as variantes antibacterianas e tintas capazes de diminuir a quantidade de respingos, respondem hoje por cerca de 72% das vendas nos últimos cinco anos. A estratégia de marketing em desenvolvimento pela empresa contempla a realização de ações nos pontos de venda e de relacionamento com arquitetos e pintores.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor