Bauducco é punida por venda casada
Justiça condenou a marca a pagar uma indenização no valor de R$ 300 mil pela realização de campanha promocional com venda casada
Justiça condenou a marca a pagar uma indenização no valor de R$ 300 mil pela realização de campanha promocional com venda casada
Meio & Mensagem
15 de maio de 2013 - 9h43
A promoção “É Hora de Shrek”, lançada pela Bauducco em 2007, rendeu à marca da Pandurata Alimentos uma punição de R$ 300 mil que acaba de ser determinada pela Justiça com base em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de São Paulo. Segundo informações do jornal Valor Econômico, a condenação por danos morais coletivos foi motivada pela venda casada de produtos. Para participar da ação, as crianças eram incentivadas a consumir cinco embalagens de produtos da linha Gulosos, além de pagar mais R$ 5, para poder ganhar relógios de pulso alusivos à animação Shrek.
Em caso de reincidência, a empresa pode ser multada em R$ 50 mil. A decisão veio do desembargador Ramon Mateo Júnior, da 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que considerou ainda a possibilidade da promoção causar um sentimento de inferioridade entre as crianças que não tinham o relógio, situação que viola também o artigo nº 37 do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar).
A Pandurata Alimentos informa que irá recorrer da decisão no Superior Tribunal Federal. "A empresa, que ganhou a ação em primeira instância, reforça que a campanha em questão respeitava o público infantil e não empregava posturas inconvenientes, não incorrendo em infração ao Código de Defesa do Consumidor", alega a Pandurata, em comunicado.
Recentemente, a Coca-Cola anunciou que não irá mais direcionar as suas mensagens publicitárias a crianças menores de 12 anos de idade, enquanto o governo de São Paulo vetou dois projetos de lei que tentavam impor limites à publicidade infantil.
Compartilhe
Veja também
CEO da Ânima Educação defende que ESG não seja visto como pauta política
Paula Harraca admite a complexidade da adequação das questões econômicas frente a agenda sócio-ambiental e diz que caminho passa pelo diálogo
KFC e Doritos criam produtos que unem o salgadinho e o frango
Parceria entre as marcas apresenta quatro novos produtos, que serão vendidos na rede KFC por tempo limitado