Chrysler agora pertence 100% à Fiat
Por US$ 4,35 bilhões, montadora italiana arrebata os 41,46% que garantem a posse total da automotiva norte-americana
Por US$ 4,35 bilhões, montadora italiana arrebata os 41,46% que garantem a posse total da automotiva norte-americana
Meio & Mensagem
2 de janeiro de 2014 - 12h03
A Fiat, segundo comunicado enviado a agências de notícias internacionais, informou na noite desta quarta-feira 1 a aquisição dos 41,46% da fabricante norte-americana de automóveis Chrysler que ainda não possuía. O investimento de US$ 4,35 bilhões no negócio dá à Fiat, agora, 100% de posse sobre a Chrysler. Na manhã desta quinta-feira 02 as ações da Fiat haviam subido 16%, como reflexo do anúncio.
O antigo dono dessa fatia da Chrysler era o grupo Veba, um fundo fiduciário de saúde do sindicato United Auto Workers (UAW), de metalúrgicos norte-americanos. O negócio deverá ser concluído até o dia 20 deste mês.
A Chrysler investirá US$ 1,9 bilhão em dinheiro no negócio e a Fiat entra com US$ 1,75 bilhão. Além disso, o acordo assinado com o UAW prevê pagamento de US$ 700 milhões ao fundo Veba, divididos em quatro parcelas anuais.
O ano de 2009 marcou o início da conquista da Fiat sobre a Chrysler. Naquele momento, a empresa americana estava em concordata, por não saldar dívidas com credores, e a Fiat adquiriu 20% de participação na empresa, na qual foi ganhando terreno nos anos seguintes.
Mas o almejado domínio total sobre a Chrysler – companhia fundada em 1925 – não foi fácil para a montadora italiana. Isso porque anteriormente o sindicato norte-americano não queria liberar sua participação no negócio por menos de US$ 5 bilhões. Com a conclusão do negócio, a Fiat segue firme em sua estratégia de ampliar participação e competitividade no mercado automotivo norte-americano.
Compartilhe
Veja também
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda