Coca-Cola, Colgate e Maggi são top 3 global em penetração
Estudo Kantar Brand Footprint, que identifica as marcas mais escolhida pelos consumidores, também mostrou avanço dos produtos locais
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BuscarEstudo Kantar Brand Footprint, que identifica as marcas mais escolhida pelos consumidores, também mostrou avanço dos produtos locais
Fernando Murad
20 de maio de 2020 - 14h05
Consumidores fizeram 424 bilhões de escolhas de marca no mundo em 2019, indica estudo da Kantar (Crédito: Shironosov/istock)
O pódio do ranking 2019 da pesquisa anual Brand Footprint, da Kantar, se manteve inalterado. A Coca-Cola é a líder, com mais de seis bilhões de ocasiões de compra, seguida pela Colgate, com quatro bilhões, e Maggi, com três bilhões. É a oitava vez que a marca de refrigerantes fica na primeira colocação da lista.
Os dados do relatório mapeiam quais as marcas estão sendo compradas com mais frequência pelos consumidores ao redor do mundo. A Kantar analisou 22,9 mil marcas em 52 países. No ano passado, os consumidores fizeram 424 bilhões de escolhas de marcas, sendo que 40 marcas foram tiradas das prateleiras mais de 1 bilhão de vezes cada. Cinco delas fizeram sua estreia neste grupo: Brooke Bond, Head & Shoulders, Kinder, Heinz e Oreo.Ainda de acordo com o estudo, 20 das 25 principais marcas registraram crescimento na frequência de compra, quesito que marcas locais se destacaram. Enquanto as globais aumentaram seus pontos de penetração em 2% em comparação com 2018, o equivalente a 28 milhões de compradores, as locais registraram alta de 3,1%, ou 43,4 milhões. Cada ganho de penetração de 0,1% equivale a 1,4 milhão de compradores.
Apenas 46% das marcas registraram avanço de pontos de penetração, contra 47%, em 2018; 49%, em 2017; e 52%, em 2016. Saúde e beleza, laticínios, alimentos e bebidas foram as categorias que mais se fortaleceram. “Nosso estudo mostra que a inovação que ressoa e se adapta às novas necessidades dos compradores locais, combinada com o aumento do investimento em mercados emergentes, continuarão sendo alavancas significativas do sucesso futuro”, analisa Luis Simões, diretor de estratégia da divisão Worldpanel da Kantar.
Crédito da imagem do alto: Fancycrave/Pexels
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