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Como a sustentabilidade é levada para os festivais?

Festivais de músicas unem momentos de lazer ao trabalho de marcas para trazer a conscientização do público a partir de ações de educação ambiental


3 de outubro de 2023 - 6h00

O primeiro The Town da história aconteceu em setembro, entre as semanas dos dias 2 a 10 de setembro. A edição gerou mais de R$ 1,9 bilhões de reais e, além do impacto econômico, foi palco para promover uma temática valiosa nos dias de hoje: a sustentabilidade. E, para isso, contou com a parceria das marcas envolvidas no evento.

sustentabilidade festivais

The Town entrou no circuito de festivais que fomentam a sustentabilidade dentro e fora do evento (Crédito: Divulgação)

O pilar Por Um Mundo Melhor, que já é adotado pela Rock World há mais de 20 anos no Rock in Rio, foi empregado também no festival em São Paulo. De acordo com a organização, mais de 200 entidades têm sido apoiadas anualmente, além de contabilizar mais de 56 mil pessoas.

“É um grande evento puxando uma pauta extremamente importante, influenciando uma cadeia inteira de patrocinadores, fornecedores, prestadores de serviço etc. A partir do momento que existe essa movimentação vinda de grandes organizadores, a potência e força para mudança de comportamento aumenta em uma escala muito maior, funcionando como chamariz para outros eventos se inspirarem”, explica Beatrice Jordão, gerente de marketing sênior da Heineken no Brasil.

A marca esteve presente no festival como patrocinadora máster para comemorar seus 150 anos de história e levar a conscientização ao público por meio do esforço coletivo. A união esteve presente em forma de parcerias. Ao lado da Red Bull, Coca-Cola e Braskem, a Heineken atuou para realizar uma das maiores operações de copos reutilizáveis do mundo, conforme classifica a empresa. A iniciativa do The Town visou estimular a reutilização de copos de plástico dentro do Autódromo e economizou mais de 10 toneladas de resíduos no período.

Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação corporativa da Braskem, explica que, além da sustentabilidade, o projeto levou em consideração a experiência do público. A Braskem contou com estandes espalhados pelo Autódromo de Interlagos para que as pessoas pudessem retirar tirantes para seus copos, bem como proporcionou pontos de higienização para os recipientes. Ao todo, foram retirados 43 mil tirantes.

Uma das frentes de ESG da Braskem é a eliminação de resíduos plásticos e, até 2030, pretende produzir 1 milhão de toneladas de resina com resíduos reciclados de qualidade. A marca investe nos tripés de tecnologia, educação ambiental e circularidade das embalagens. Nos festivais de música, pôde unir o útil ao agradável ao lado do cidadão.

“É onde podemos, de fato, chegar até as pessoas e trazer um novo olhar para o consumo consciente e descarte correto”, descreve a diretora. “Vimos que em momentos de lazer, em que as pessoas estão consumindo plástico, elas estão abertas e a ter relações com marcas e outras pessoas”, justifica sobre a presença em festivais, decisão tomada com base em pesquisas internas.

Da implementação ao resgate

A Braskem esteve presente no Lollapalooza – em que coletou 350 mil itens de plástico em 2023 –, no Rock in Rio e, este ano, no The Town. A gameficação é um ponto chave: quanto mais tempo a pessoa ficasse com o copo, mais benefícios ela tinha. Por meio de um da identificação a partir de um cadastro por QR code, o público realizava check-ins a cada hora, e então poderiam rodar uma roleta para ganhar prêmios como bolsas, um par de ingressos para outro dia de festival e até mesmo uma Alexa, assistente virtual da Amazon.

É importante convidar o consumidor a adotar práticas mais sustentáveis, mas é necessário criar conscientização em toda a cadeia. Além da comunicação com o público, a Heineken trabalhou a comunicação interna de colaboradores, staffs e fornecedores de uma maneira muito forte, conforme lembra Beatrice. A marca de bebidas trabalha a circularidade em sua plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City. O projeto promove experiências, reconectando as pessoas que vivem em ambientes urbanos com a natureza, promovendo um novo olhar para o futuro e fazendo com que reflitam sobre seu papel na construção de cidades mais verdes.

“Precisamos garantir que todo o ecossistema que estamos levantando para implementar nossa operação esteja de acordo com o que acreditamos. Passamos por auditorias para entender toda a cadeia por trás de todas as nossas operações no evento e tivemos muito este cuidado de deixar tudo claro e possível para o público do The Town”, explica a executiva.

No âmbito das parcerias, a Heineken uniu-se à MUSA.CO, a Heineken também contou com coletores ambulantes no entorno do autódromo que ficaram responsáveis pela coleta de recicláveis nas ruas próximas ao festival, se responsabilizando pela geração de resíduos tanto dentro quanto fora do local.

Reconhecimento

A Heineken recebeu o prêmio The Town Atitude Sustentável, organizado pela Rock World e com avaliação da Deloitte. A premiação reconhece as iniciativas de sustentabilidade que fomentaram práticas sociais, econômicas e ambientais.

Além das ações com plástico, deixou uma usina solar de legado durante a Fórmula 1 de 2022, localizada no Paddock, que conta com 180 módulos de placas solares no autódromo de Interlagos. O sistema abastece o local desde o final do ano passado. Também, todo o valor da venda de Heineken 0.0 durante os cinco dias de festival para o curso ‘Inclusão Criativa com IA’, realizado pela Favela Filmes.

A apoiadora oficial Nissin também foi premiada. A marca garantiu 100% da rastreabilidade de todos os produtos de Cup Noodles que foram vendidos durante o The Town. Após o recolhimento das embalagens, o material reciclado pôde voltar aos processos da Nissin. “Outra importante parceira foi a executora das vendas do Cup Noodles durante o evento, que atuou fortemente desde as questões sociais e de compliance na contratação dos colaboradores, montagem das lojas de forma sustentável até nas questões de organização da disposição dos resíduos da loja”, detalha Glaucia Tonelli, gerente geral de qualidade da marca.

Outro pilar importante, o social, também teve visibilidade. A Nissin teve protagonismo pré-The Town. A auditoria destacou a extensão para PCD’s em todas as vagas do processo de recrutamento e seleção e de mulheres em cargos de liderança da empresa. Ao mesmo tempo, reconheceu o trabalho de gestão de resíduos, bem como os projetos de eficiência energética aplicados no processo produtivo.

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