Como captar dados sem cookies com ações promocionais
Além de aumentar a receita e impulsionar o engajamento, promoções alimentam a coleta de dados dos consumidores
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15 de setembro de 2021 - 13h20
Por Amy Burnside, do Advertising Age
À medida que os profissionais de marketing enfrentam um futuro sem cookies, é imperativo coletar dados de zero e first-party para identificar e direcionar os consumidores. Mas como eles podem acelerar uma estratégia de marketing centrada na identidade? Resposta: executando ativações promocionais.
As promoções sempre foram usadas para aumentar a receita e impulsionar o engajamento. Elas também proporcionam outro benefício muito importante: alimentam a coleta de dados dos consumidores, resultando em experiências personalizadas, mensagens, recomendações de produtos e ofertas para os clientes. As promoções também podem ser aproveitadas em todas as fases da jornada do cliente para atender a objetivos específicos de marketing, incluindo descoberta, compra e retenção.
As promoções têm recursos poderosos para alimentar gráficos de identidade privadas e trabalhar ao lado da mídia e do gerenciamento de relacionamento com o cliente para capturar e converter consumidores no momento, melhorando os perfis de dados de um consumidor de uma marca com insights comportamentais e outros dados. Desde sorteios simples até experiências digitais maiores, as ativações promocionais coletam vários sinais de identidade necessários para os negócios, incluindo compra, e-mail, comportamento, nome, atitudes, engajamento, dispositivo, preferência, estilo de vida e canal.Uma dinâmica não compreendida por todos é que há uma relação recíproca entre promoções e identidade. Promoções incentivam e aceleram as interações dos consumidores para aumentar a quantidade de dados capturados, incluindo dados de compra, comportamento e preferência que podem ser combinados para identificar a conexão da marca e as necessidades emocionais. E uma vez coletados esses dados de identidade, eles pode ser usado para desenvolver promoções ainda mais envolventes e relevantes que ofereçam resultados comerciais mais fortes. E essas promoções mais sofisticadas coletarão ainda mais dados de identidade. Esse nível de conhecimento do cliente diminui a preocupação de uma marca com a depreciação dos cookies de terceiros.
Alguns profissionais de marketing veem as promoções como ferramentas de desconto para aumentar as vendas, mas concursos, ativações sociais e outras promoções podem ser usados durante toda a jornada do cliente. Promoções criam momentos de marca e aumentam o tempo gasto, e cada vez que um consumidor visita uma promoção é uma nova oportunidade para coletar dados. As cinco ideias de promoção a seguir estão facilmente ligadas a um tema de feriado e motivarão essas visitas repetidas necessárias para capturar os dados de zero e primeira parte necessárias para estratégias de marketing centradas na identidade.
Ofereça uma lista de desejos digitais
As vendas de e-commerce aumentarão 11% este ano e representarão um recorde de 18% das vendas totais do varejo para a temporada de férias. Aproveite isso oferecendo uma lista de desejos digitais, com a chance de ganhar algum produto. Esta ferramenta interativa permite que os consumidores aprendam sobre produtos, construam uma lista de desejos personalizada e compartilhem sua lista de desejos com outros. Os sinais de identidade são coletados durante o processo. A promoção ajuda a impulsionar as vendas incrementais quando os participantes compartilham suas listas de desejos com outros e o buzz é criado à medida que um participante sortudo poderá ganhar tudo em sua lista.
Executar um sorteio diário
Para dirigir várias visitas ao site, execute um sorteio diário. Nesta solução, um novo prêmio é dado todos os dias. A cada visita diária, novos dados são coletados e os consumidores têm a chance de ganhar o prêmio misterioso daquele dia. A atração deste prêmio diário de mistério traz novos consumidores para uma marca, construindo seu banco de dados no processo e mantendo-o no topo da mente durante esse período crítico de condução de receitas.
Inicie um hub de engajamento
Para construir relacionamentos emocionais e duradouros, é imperativo conhecer os clientes. Um hub de engajamento é um espaço digital interativo onde os consumidores se envolvem com uma marca participando de diversas atividades para chances contínuas de ganhar. Exemplos de atividades de hub incluem testes de personalidade, curiosidades, pesquisas, conteúdo gerado pelo usuário e upload de recibo — todos os quais coletam vários sinais de identidade. Como 81% dos consumidores querem um relacionamento com uma marca, é importante fornecer essas experiências personalizadas durante estados de necessidade crítica (como compras de férias para entes queridos) ao longo da jornada do cliente.
Crie um sorteio de hashtags
A atividade nas redes sociais é realmente aumentada durante as férias, enquanto postamos sobre ideias de presentes e listas de desejos, férias de inverno, decoração de casa e envoltório de presentes e culinária e entretenimento com amigos e familiares. Capitalize esses momentos especiais construindo um sorteio de hashtag com tema de feriado que se relaciona com a marca. Eles não apenas coletam dados para criar um gráfico de identidade — eles também podem ajudar a aumentar a base de seguidores, engajar fãs, criar buzz e mostrar conteúdo gerado pelo usuário.
Promoções ganharão relevância na pandemia
Promoções de realidade aumentada (AR) e jogos — experiências interativas de marca 3D dentro do ambiente real — são ouro em termos de engajamento do consumidor. Atreladas a um momento de marca, essas ativações podem estar no ponto de venda, utilizadas enquanto os consumidores estão na fila ou incluídas na embalagem do produto para fazer a marca ganhar vida. As promoções em AR são uma maneira sem atrito de imergir rapidamente os consumidores na experiência de uma marca através de jogos, filtros faciais ou até mesmo educação de produtos — coletando dados de identidade ao longo do caminho.
Os profissionais de marketing devem usar promoções temáticas como oportunidades para enriquecer a identidade do cliente. Essa estratégia os ajudará a oferecer experiências personalizadas — as que criam relacionamentos emocionais e duradouros com os clientes — bem no futuro sem cookies.
**Crédito da imagem no topo: Gremlin/Getty Images
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