Consumoteca reformula Trop para aplicação mais prática de tendências
Hub de tendências do Grupo passa a adotar novos critérios para mapeamento, interpretação e análise de insights de acordo com a realidade das marcas e empresas
Consumoteca reformula Trop para aplicação mais prática de tendências
BuscarConsumoteca reformula Trop para aplicação mais prática de tendências
BuscarHub de tendências do Grupo passa a adotar novos critérios para mapeamento, interpretação e análise de insights de acordo com a realidade das marcas e empresas
Bárbara Sacchitiello
24 de abril de 2023 - 6h05
Entender as direções para onde o comportamento do consumidor aponta – e tentar segui-las – é algo primordial ao marketing das grandes empresas. Em um cenário em que novos movimentos surgem continuamente e, muitas vezes, são rapidamente incorporados pelas pessoas nas redes sociais, nem sempre é fácil mapear e adotar as tendências a seguir.
Na tentativa de auxiliar as empresas a interpretar as tendências de forma mais personalizada, conseguindo aproveitá-la de acordo com sua realidade e público-alvo, a Consumoteca reformulou a atuação da Trop, seu núcleo de tendências.
Desde o seu lançamento, a área tinha como proposta, como o nome sugere, a “tropicalização” das tendências, ou seja, a adaptação das novas tecnologias e comportamentos à realidade brasileira.
“Apesar dessa proposta, sentimos a necessidade de mudar a forma como olhamos para essas tendências. Por muito tempo, usamos a lógica de mapear trend setters e os mercados-alfa, que acabam originando boa parte dos insights. Mas depois vimos que é importante considerar outras variáveis”, explica Debora Fritzen, líder do núcleo de tendências da Consumoteca.
Sob essa nova perspectiva, a Trop passa a trabalhar a consultoria para marcas em três diferentes etapas: imaginação, identificação e apropriação. Cada uma delas corresponde a uma fase e a maneira como uma nova tecnologia – ou comportamento – é percebido e ganha força e popularidade.
Cada uma das três etapas conta com sete diferentes variáveis, que são utilizadas pela empresa para mensurar a forma com que uma tendência vem sendo tratada pelas pessoas ou impactando determinados públicos.
“Costumamos pensar a tendência como água, que se modifica de acordo com a forma, temperatura e pressão a que é submetida. Um novo comportamento pode ser absorvido de formas totalmente diferentes por grupos do mesmo País. Por isso, é preciso um olhar mais aprofundado para que as marcas entendam como aquele assunto pode impactar o futuro de seu negócio de forma real”, concluiu a porta-voz da Trop.
Compartilhe
Veja também
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda