Assinar

Consumoteca reformula Trop para aplicação mais prática de tendências

Buscar

Consumoteca reformula Trop para aplicação mais prática de tendências

Buscar
Publicidade
Marketing

Consumoteca reformula Trop para aplicação mais prática de tendências

Hub de tendências do Grupo passa a adotar novos critérios para mapeamento, interpretação e análise de insights de acordo com a realidade das marcas e empresas


24 de abril de 2023 - 6h05

(Crédito: Shutterstock)

Entender as direções para onde o comportamento do consumidor aponta – e tentar segui-las – é algo primordial ao marketing das grandes empresas. Em um cenário em que novos movimentos surgem continuamente e, muitas vezes, são rapidamente incorporados pelas pessoas nas redes sociais, nem sempre é fácil mapear e adotar as tendências a seguir.

Na tentativa de auxiliar as empresas a interpretar as tendências de forma mais personalizada, conseguindo aproveitá-la de acordo com sua realidade e público-alvo, a Consumoteca reformulou a atuação da Trop, seu núcleo de tendências.

Desde o seu lançamento, a área tinha como proposta, como o nome sugere, a “tropicalização” das tendências, ou seja, a adaptação das novas tecnologias e comportamentos à realidade brasileira.

“Apesar dessa proposta, sentimos a necessidade de mudar a forma como olhamos para essas tendências. Por muito tempo, usamos a lógica de mapear trend setters e os mercados-alfa, que acabam originando boa parte dos insights. Mas depois vimos que é importante considerar outras variáveis”, explica Debora Fritzen, líder do núcleo de tendências da Consumoteca.

Sob essa nova perspectiva, a Trop passa a trabalhar a consultoria para marcas em três diferentes etapas: imaginação, identificação e apropriação. Cada uma delas corresponde a uma fase e a maneira como uma nova tecnologia – ou comportamento – é percebido e ganha força e popularidade.

Cada uma das três etapas conta com sete diferentes variáveis, que são utilizadas pela empresa para mensurar a forma com que uma tendência vem sendo tratada pelas pessoas ou impactando determinados públicos.

“Costumamos pensar a tendência como água, que se modifica de acordo com a forma, temperatura e pressão a que é submetida. Um novo comportamento pode ser absorvido de formas totalmente diferentes por grupos do mesmo País. Por isso, é preciso um olhar mais aprofundado para que as marcas entendam como aquele assunto pode impactar o futuro de seu negócio de forma real”, concluiu a porta-voz da Trop.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Starbucks lança linha de produtos com a Farm Rio

    Starbucks lança linha de produtos com a Farm Rio

    A coleção de garrafas, canecas e copos térmicos, com cinco estampas inspiradas na tropicalidade e beleza natural do Brasil, chega às lojas Starbucks no dia 20 de maio

  • Após acordo, EUA e China reduzem tarifas temporariamente

    Após acordo, EUA e China reduzem tarifas temporariamente

    Negociações preliminares incluem tarifas de 30% sobre a China por 90 dias e aliviam temores sobre guerra comercial iniciada em abril