CR7, Messi ou Neymar: quem se deu melhor?
Potenciais craques da Copa do Mundo, jogadores prediletos das marcas começaram o torneio de forma distinta
Potenciais craques da Copa do Mundo, jogadores prediletos das marcas começaram o torneio de forma distinta
Meio & Mensagem
17 de junho de 2014 - 1h25
Principais craques da Copa do Mundo de 2014 e maiores apostas de suas seleções para a conquista da taça, Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar começaram o torneio de maneira bem diferente.
O brasileiro fez dois gols, decidiu o jogo contra a Croácia e foi ovacionado pela torcida. O argentino, por sua vez, foi vaiado pelos secadores de plantão no Maracanã, mas após marcar um golaço, ganhou os aplausos de todos. Já o português, além de ser vaiado em campo, virou motivo de piada nas redes sociais após a acachapante derrota para a Alemanha.
Mas não é só dentro de campo que os jogadores estão sob os holofotes. Fora das quatro linhas os atletas travam um duelo à parte na disputa pela coroa de queridinho das marcas. Não é à toa que o trio figura no topo da lista de jogadores mais valiosos e de atletas mais bem pagos, e são protagonistas recorrentes de campanhas publicitárias (veja algumas abaixo).
Lionel Messi é o jogador mais valioso do planeta, com valor de mercado de € 137,6 milhões (cerca de R$ 417 milhões), de acordo com análise da Pluri Consultoria. O camisa 10 do Barcelona é seguido pelo atual detentor do troféu Bola de Ouro da Fifa, Cristiano Ronaldo, com € 105,3 milhões (R$ 319 milhões), e pelo jovem Neymar, que vale € 68,1 milhões (R$ 206 milhões).
O argentino também é o melhor do mundo quando o assunto é salário e publicidade. Segundo o mais recente estudo da prestigiada revista France Football, Messi foi o jogador com maior rendimento em 2013, com € 41 milhões (R$ 123,7 milhões). O pódio conta ainda com o astro português do Real Madrid, com € 39,5 milhões (R$ 119,2 milhões), e com o ex-santista, com € 29 milhões (R$ 87,54 milhões).
Em termos de número de patrocinadores, Neymar se destaca. São nada menos que 11 (Nike, Panasonic, Claro, Tenys Pé, Lupo, Guaraná Antarctica, Unilever, Volkswagen, Santander, Heliar e Red Bull). Ronaldo e Messi têm 10 cada. O português é parceiro de Nike, Banco Espírito Santo, Samsung Galaxy, Clear, Herbalife, CR7 Luxury Underwear, Emirates, TAGHeuer, Polaris Sports e Branditnext, enquanto o argentino conta com o apoio de Adidas, Ooredoo, EA Sports, Lay’s, D&G, Turkish Airlines, Head&Shoulders, Pepsi, Audermars Piguet e Space Scooter.
Quando o assunto é aparição nos intervalos comerciais da TV brasileira, também não tem para ninguém: Neymar é o primeiro disparado. De acordo com um levantamento do Controle da Concorrência, o astro do Barcelona teve 3.366 inserções entre 1º de janeiro e 10 de junho deste ano. O instituto analisou os intervalos comerciais de Bandeirantes, Globo, Record, Rede TV e SBT. Os formatos incluem propaganda e patrocínio. Cristiano Ronaldo é apenas o oitavo (648) e Messi nem aparece na lista dos 10 mais.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros