Festival Pet cria experiência para animais e tutores no Parque Ibirapuera
Entre os dias 5 e 6 de julho, tutores e pets podem comparecer ao evento para uma série de atividades, palestras a ativações com patrocinadores

O evento é gratuito e acontece entre 8h e 18h, nos dias 5 e 6 de julho (Créditos: Divulgação)
São Paulo vai sediar o maior Festival Pet da América Latina, com dois dias de programação gratuita no Parque Ibirapuera.
Neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de julho, o público pode comparecer ao evento com seus cães e gatos para aproveitar mais de 50 atividades, incluindo palestras, atrações e ativações sobre o mundo pet.
Segundo os organizadores do evento, o objetivo do Festival não é apenas entreter, mas educar os tutores, bem como o público geral sobre cuidados com animais e tema mais sensíveis, como adoção e abandono.
Além disso, o festival será responsável pela segunda maior doação nacional de ração e medicamentos, destinados a ONGs que acolhem animais abandonados. O evento é organizado pelo grupo responsável pela Virada Sustentável, em parceria com a Petz e Pets Emotion.
Os interessados podem acessar o site do Festival e garantir seu ingresso.
Um ambiente repleto de entretenimento e educação
André Palhano, fundador e organizador da Virada Sustentável, explica que a ideia do festival surgiu da necessidade de ter um ambiente voltado para o universo pet, que ofereça conhecimento de qualidade sobre temas relevantes, além de um momento de conexão entre tutores e pets.
“Não existia um grande festival ligado a esse tema. Temos feiras comerciais, ações pontuais, exposições, mas tudo isso de maneira esparsa,” explica. “A ideia é promover informação de qualidade sobre esse universo de maneira atraente e criativa. É um festival que une informação e causas, além de um conjunto de atrações e diversão para o público”.
Entre as atividades disponíveis para no evento, estão a “Casa de Au.touidado” — espaço patrocinado pela marca Au.migos Pets, do Grupo Boticário, que promove um espaço dedicado à dedicado à higienização dos pets –, o “Instituto Cão de Rodinhas” — que promove um encontro entre tutores e cães com deficiência –, e um lounge de descanso patrocinado pela Petz — que oferece estações de hidratação para humanos e animais, além de serviços com a equipe de Banho & Tosa da rede.

Casa de Au.touidado e Petz Park (Créditos: Divulgação)
Outras atividades incluem uma Cãominhada, oficina de arte para os pets, Pet Food Truck — patrocinado pela Mars –, aulas para tutores e pets, e muito mais.
A programação também abrange toda a família, com espaços dedicados para crianças. Algumas das atividades incluem: espaço kids para colorir, cinema ao ar livre — com a transmissão do filme Patrulha Canina: Ready, race, rescue — e interação com bonecos do filme Smurf, com lançamento marcado para o dia 17 de julho nos cinemas.
Para os tutores, estarão disponíveis uma série de palestras sobre temas como luto pet, bem-estar social, saúde e maus tratos. Além disso, é possível participar de oficinas que promovem técnicas de adestramento, aulas de massagem para pets deficientes e suporte à vida.
O público ainda é convidado a curtir shows de artistas como João Suplicy e Ellen Oléria.
“Conseguimos levar informação de qualidade com os maiores especialistas do Brasil, como Alexandre Rossi (Dr.Pet), Ampara Animal e Cris Berger (Cidade Pet Friendly). Nós juntamos o universos do entretenimento e da informação de uma maneira super interessante, aproveitando para fazer ações sociais de impacto muito relevante, como o mutirão de castração e adoção,” conta Palhano. É importante destacar que não haverá espaço para adoção e castração de animais dentro do parque.
Ativações das marcas
Entre os patrocinadores para esta edição, estão a Pedigree, o Au.migos pets, Mol, Ampar, Royal Canin, Mars, Nickelodeon, Paramount, Instituto Ampara, Dog Art, Cbyk, entre outros.
Wagner Aguado, fundador e presidente da ONG Vira Lata Vira Amigo e fundador da Pet Emotion, explica que o festival tem apelo até para marcas fora do segmento pet, o que tem se tornado uma tendência em crescimento no Brasil, com a campanha “Meio Caramelo” da Honda Motos e e a “Mind’s best friend” da Asics.
“Quem tem cachorro ou gato usa telefone, usa carro, voa, enfim. O segmento pet está muito na transversal da sociedade, então isso faz com que a gente tenha, a partir de agora, uma visibilidade não só do festival, mas da causa como um todo, na transversal dessas marcas que vão além do mercado pet,” explica Aguado.
A divulgação do evento acontece nos veículos digitais e redes sociais, com a participação de influenciadores do universo pet que também são embaixadores do evento: Alexandre Rossi (Dr. Pet), Cris Berger (Guia Pet Friendly) e Juliana Camargo (Ampara Animal).
“Priorizamos uma abordagem que colocasse os pets como centro da atenção e protagonistas da nossa mensagem. [As redes sociais] são o pilar na maneira como os tutores dos animais se relacionam com marcas, produtos e serviços, por isso demos ênfase à produção de conteúdo para o Instagram, que é uma plataforma mais aderente ao nosso target,” explica Felipe Machado, diretor de growth & partnership da Repense, agência responsável pela frente de comunicação do evento.
Os organizadores do Festival Pet esperam realizar novas edições nos próximos anos, levando o evento para outros estados do Brasil.