Brasileiro se preocupa mais com dinheiro do que com saúde
Pesquisa realizada pela Onze e Icatu Seguros aponta que 49% dos brasileiros veem o dinheiro como maior fonte de preocupação
Brasileiro se preocupa mais com dinheiro do que com saúde
BuscarBrasileiro se preocupa mais com dinheiro do que com saúde
BuscarPesquisa realizada pela Onze e Icatu Seguros aponta que 49% dos brasileiros veem o dinheiro como maior fonte de preocupação
Meio & Mensagem
4 de julho de 2025 - 6h04
Brasileiros enfrentam dificuldades financeiras, o que afeta a saúde emocional (Crédito: Sutterstock)
Cerca de 72% dos brasileiros têm a saúde mental afetada pelas finanças, sendo impactados por sintomas graves como ansiedade, insônia e depressão.
Isso é o que revela a pesquisa Raio-X Saúde Financeira, realizada pela Onze em parceria com a Icatu Seguros. O estudo ouviu mais de 8 mil pessoas ao longo de todo o Brasil, para estudar o impacto da instabilidade financeira na vida do brasileiro.
Em sua quarta edição, o estudo revelou que a situação financeira das famílias piorou no último ano, com 51% dos entrevistados afirmando que a renda mensal não cobre os gastos. Paralelo a isso, 63% dos respondentes afirmam não possuir fundo de emergência, enquanto 15% estão endividados.
Desde o início da pandemia, o Brasil tem enfrentado um cenário econômico desafiador. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço dos alimentos subiu em 55% no período, enquanto o IPCA avançou 33%. Isso revela que, mesmo que a economia brasileira tenha crescido e o desemprego diminuído, o poder de compra do brasileiro médio diminuiu, causando preocupação na casa de grande parte da população.
“O dinheiro desponta como a maior preocupação na vida das pessoas e o impacto do estresse financeiro está cada vez maior. Esse vilão silencioso gera problemas emocionais, notadamente está impulsionando a ansiedade da população, além de impactar as relações interpessoais e o desempenho no trabalho,” conta Antonio Rocha, CEO e cofundador da Onze.
O impacto é tamanho que 49% dos entrevistados consideram o dinheiro uma preocupação maior que a própria saúde (19%), família (15%), trabalho (7%) e política (3%). Entre eles, 61% afirma não ter dinehiro suficiente para lidar com emergências relacionadas à saúde ou para ajudar amigos e familiares.
Os resultados da pesquisa revelam um cenário crítico de desinformação e sobrecarga emocional entre os brasileiros no que tange à vida financeira. Segundo Henrique Diniz, diretor de produtos de previdência da Icatu, é urgente que o planejamento financeiro seja encarado de forma mais estruturada, com suporte educacional e emocional eficiente para a população.
Compartilhe
Veja também
Experiências ao vivo atraem mais a atenção do consumidor, diz McKinsey
Pesquisa inédita “A Equação da Atenção” apresenta uma nova forma de medir a atenção do consumidor e expõe ineficiências na indústria de mídia
Festival Pet cria experiência para animais e tutores no Parque Ibirapuera
Entre os dias 5 e 6 de julho, tutores e pets podem comparecer ao evento para uma série de atividades, palestras a ativações com patrocinadores