Crianças e cigarro: maioria reconhece marcas
Estudo foi realizado no Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia
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Meio & Mensagem
9 de outubro de 2013 - 11h00
Aproximadamente 68% das 2400 crianças (com idades entre cinco e seis anos) participantes de estudo da Academia Norte-Americana de Pediatria foram capazes de reconhecer ao menos uma marca de cigarro. As entrevistas foram feitas na China, na Índia, na Nigéria, no Paquistão, na Rússia e no Brasil — onde o índice foi de 59,3%.
Pela metodologia aplicada, as crianças eram convidadas a relacionar imagens de produtos a 24 logotipos de empresas de diferentes categorias, incluindo oito marcas de cigarros – quatro delas internacionais e quatro nacionais. O maior grau de reconhecimento de marca aconteceu entre os chineses: 86% das crianças do país que participaram do estudo reconheceram ao menos uma marca de cigarro. O patamar mais baixo, 50%, foi registrado na Rússia.
A marca Marlboro, da Philip Morris, foi especificamente reconhecida por 16,1% das crianças brasileiras que participaram do estudo – número abaixo da média geral, que ficou em 21,7%. Na China, foram quase 43%.
Autoras do estudo, Dina Borzekowski e Joanna Cohen alertam para o fato de pesquisas anteriores demonstrarem que crianças mais expostas ao marketing da indústria de tabaco apresentam uma tendência maior de se tornar fumantes.
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