Eisenbahn investe em formação cervejeira
Marca da Heineken apresenta novo posicionamento e campanha para diferentes consumidores do produto
Marca da Heineken apresenta novo posicionamento e campanha para diferentes consumidores do produto
Karina Balan Julio
19 de julho de 2018 - 9h05
A cultura das cervejas artesanais está em plena ascensão, mas ainda não faz parte do cotidiano da maior parte dos consumidores brasileiros. Embora o Brasil, maior fabricante mundial de cervejas, represente um copo cheio para marcas de cervejas especiais, as marcas do tipo pilsen ainda dominam 98% das vendas. Os dados são da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
A Eisenbahn, cervejaria de Blumenau criada em 2002, que atualmente pertence ao Grupo Heineken, quer ganhar maior alcance junto ao consumidor de pilsen e também entre os amantes de cervejas especiais. Na quarta-feira, 17, a marca lançou seu novo posicionamento e campanha com a assinatura “Todos a bordo”, criados pela agência Suno United Creators. A ideia é mostrar que existe um estilo de cerveja para cada ocasião de consumo e perfil de consumidor. A campanha inclui peças para mídia impressa, televisão, digital e OOH.
Uma nova era na comunicação das cervejas
Com o novo posicionamento, a Eisenbahn também quer conquistar novos mercados no País. Apesar do crescimento nos últimos dois anos, Karina explica que a marca ainda é pouco conhecida entre os brasileiros, e tem seu consumo concentrado na região Sul e Sudeste. O desafio, com a atual campanha, é levar o nome da marca também para outras regiões.
Para se aproximar dos geeks da cerveja, pequenos fabricantes e profundos conhecedores da bebida, a marca se posiciona como uma parceira. Uma das iniciativas nesta direção é o programa “Mestre Cervejeiro”, reality show exibido no canal TNT, que em agosto estreia sua segunda edição no canal Multishow. O programa se propõe a escolher o melhor produtor de cervejas artesanais do Brasil (veja vídeo abaixo).
“Existe um grupo pequeno de brasileiros que produzem e comercializam seus próprios rótulos. Porém, hoje sofrem pressão das grandes companhias que se blindam e impedem o crescimento das menores”, afirma, explicando o cenário do mercado independente de cervejas.
Outro elemento da estratégia da marca está no patrocínio de eventos. Em outubro, a marca estará presente na festa Oktoberfest, em Blumenau e em São Paulo. “A ideia é fazer com que a marca funcione como porta de entrada para o mercado — muito mais vasto — de cervejas artesanais. Desde 2015, a marca direciona todas as suas ações para assegurar isso, e o novo posicionamento é mais uma ação em direção a este objetivo”, afirma Karina.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros