Estádios rendem R$ 500 mi aos times do Brasil
Receita dos 15 maiores times do País é pouco superior ao faturamento de R$ 429,91 milhões do Barcelona com o Camp Nou
Estádios rendem R$ 500 mi aos times do Brasil
BuscarEstádios rendem R$ 500 mi aos times do Brasil
BuscarReceita dos 15 maiores times do País é pouco superior ao faturamento de R$ 429,91 milhões do Barcelona com o Camp Nou
Meio & Mensagem
26 de junho de 2013 - 12h54
Com a disputa da Copa das Confederações, em junho, o Brasil começou a viver a era das arenas no cenário do futebol. No entanto, quando o tema é faturamento, a realidade dos principais clubes do País ainda está mais próxima do passado amador do que do futuro profissional.
De acordo com análise do consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, os 15 principais times do Brasil atingiram um faturamento consolidado de R$ 500 milhões com seus estádios em 2012. O Barcelona, sozinho, tem números parecidos: R$ 429, 91 milhões.
O time catalão, nova casa do craque Neymar, registrou alta de 10% nas receitas com o Camp Nou no ano passado. O faturamento é oriundo da anuidade dos sócios (€ 19,7 milhões), da venda antecipada de ingressos (€ 30,4 milhões), da bilheteria (€ 61,3 milhões) e da exploração das instalações (€ 36,8 milhões), como museu e visitas ao estádio.
No Brasil, o líder de faturamento é o São Paulo, com R$ 65,2 milhões em 2012, contra R$ 62,8 milhões no ano anterior. O bolo foi composto pelo aluguel do estádio (R$ 36,2 milhões), pela bilheteria (25,4 milhões) e pelos sócios (R$ 3,7 milhões).
A análise levou em conta dados extraídos dos balanços dos clubes e considerou as receitas com sócio-torcedor, bilheteria e outras explorações dos estádios. De acordo com Somoggi, os programas de sócio-torcedor devem fazer parte das receitas com os estádios, já que o maior benefício deste público é a aquisição preferencial das entradas para os jogos.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros