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Estádios rendem R$ 500 mi aos times do Brasil

Receita dos 15 maiores times do País é pouco superior ao faturamento de R$ 429,91 milhões do Barcelona com o Camp Nou


26 de junho de 2013 - 12h54

Com a disputa da Copa das Confederações, em junho, o Brasil começou a viver a era das arenas no cenário do futebol. No entanto, quando o tema é faturamento, a realidade dos principais clubes do País ainda está mais próxima do passado amador do que do futuro profissional.

De acordo com análise do consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, os 15 principais times do Brasil atingiram um faturamento consolidado de R$ 500 milhões com seus estádios em 2012. O Barcelona, sozinho, tem números parecidos: R$ 429, 91 milhões.

O time catalão, nova casa do craque Neymar, registrou alta de 10% nas receitas com o Camp Nou no ano passado. O faturamento é oriundo da anuidade dos sócios (€ 19,7 milhões), da venda antecipada de ingressos (€ 30,4 milhões), da bilheteria (€ 61,3 milhões) e da exploração das instalações (€ 36,8 milhões), como museu e visitas ao estádio.

No Brasil, o líder de faturamento é o São Paulo, com R$ 65,2 milhões em 2012, contra R$ 62,8 milhões no ano anterior. O bolo foi composto pelo aluguel do estádio (R$ 36,2 milhões), pela bilheteria (25,4 milhões) e pelos sócios (R$ 3,7 milhões).

A análise levou em conta dados extraídos dos balanços dos clubes e considerou as receitas com sócio-torcedor, bilheteria e outras explorações dos estádios. De acordo com Somoggi, os programas de sócio-torcedor devem fazer parte das receitas com os estádios, já que o maior benefício deste público é a aquisição preferencial das entradas para os jogos.
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