Estrella Galicia patrocina exposição que celebra 50 anos do Mocotó
Mostra com curadoria da historiadora Adriana Salay e concepção do estúdio Elástica vai até fevereiro
Estrella Galicia patrocina exposição que celebra 50 anos do Mocotó
BuscarEstrella Galicia patrocina exposição que celebra 50 anos do Mocotó
BuscarMostra com curadoria da historiadora Adriana Salay e concepção do estúdio Elástica vai até fevereiro
Meio & Mensagem
6 de novembro de 2023 - 16h47
Numa iniciativa que parece ser um resumo da vocação multicultural de São Paulo, acontece até o mês de fevereiro, na zona Norte da cidade, uma exposição que celebra os 50 anos do restaurante Mocotó.
A matriz foi inaugurada em 1973, na periferia da capital paulista pelo pernambucano Zé de Almeida e o restaurante, desde 2001, é tocado por seu filho, o chef Rodrigo Oliveira. E as comemorações, além de um evento no próprio restaurante, na Vila Medeiros, seguem com uma exposição patrocinada pela cervejaria espanhola Estrella Galicia. A organização do conteúdo da exposição “Um restaurante melhor para o mundo”, contou com o próprio chef Rodrigo Oliveira, a curadoria da historiadora Adriana Salay e concepção do estúdio Elástica.
Com estética inspirada no movimento armorial – que também celebra cinco décadas, tem como ícone o escritor paraibano Ariano Suassuna e o objetivo de valorizar a arte popular nordestina, seus personagens e paisagens – a exposição navega por passado, presente e futuro do Mocotó. No primeiro caso, ao resgatar, até com uma réplica do primeiro balcão, o primeiro momento do restaurante, ainda sob o comando do fundador. O presente é retratado em fotos e pratos considerados ícones da casa e num jogo que reproduz como a jornada do herói a saga de Seu Zé, que levou oito dias desde a saída do Mulungu, interior pernambucano, até a chegada a São Paulo.
Já o futuro, que não por acaso, foi montado em torno da composteira do restaurante, são abordados projetos do Mocotó voltados a questões socioambientais. Entre eles, o Quebrada Alimentada, que distribui cestas básicas agroecológicas e marmitas para famílias em situação de vulnerabilidade na zona norte de São Paulo, e os dois projetos agroflorestais do chef Rodrigo: a fazenda Maniwa, em Socorro (PE) e o sítio Mulungu, em São José dos Campos (SP). Enquanto a compostagem do restaurante aduba a terra do sítio, que produz alimentos orgânicos que voltam à cozinha, da fazenda, em Pernambuco, vêm mandioca orgânica e a farinha servidas na casa.
O chef Rodrigo Oliveira participou recentemente da 10ª temporada do programa Masterchef, da Band, substituindo Henrique Fogaça, que se afastou por questões pessoais. Na despedida do cargo interino, Rodrigo se emocionou com uma homenagem feita pela apresentadora Ana Paula Padrão e disse que sua participação no Masterchef o fez sentir um “reencantamento” com a cozinha, um ofício que “exige muita entrega e doação”.
Já a Estrella Galicia justifica o patrocínio à mostra que celebra 50 anos do Mocotó por afinidades compartilhadas. Fundada em 1906, a cervejaria é independente e familiar, e também enfrentou seus percalços para se manter como um negócio bem-sucedido ao longo do tempo.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos