Marketing

Sephora conecta marcas de luxo aos perfis brasileiros

Baile de Halloween integra a estratégia da marca, com produtos, serviços e engajamento do público

i 15 de outubro de 2025 - 15h42

Sephora atrai consumidores brasileiros com portfólio que reúne marcas premium internacionais

Sephora atrai consumidores brasileiros com portfólio que reúne marcas premium internacionais (Crédito: Jo Galvao/Shutterstock)

*Atualizado às 16h37

A Sephora, marca francesa integrante do grupo LVMH desde 1997, chegou ao Brasil em 2012 e, desde então, construiu 43 lojas físicas próprias, com a 44ª programada para inauguração ainda este ano em São José dos Campos, no interior de São Paulo, além de manter presença digital por meio do seu e-commerce – para o primeiro semestre de 2026, está também confirmada a abertura de uma nova loja em Vitória, no Espírito Santo.

A marca conecta clientes a mais de 500 marcas da categoria que denomina “prestígio”, incluindo a própria Sephora Collection.

Beleza de luxo

O Brasil é o terceiro maior mercado de beleza do mundo. Segundo projeções da Redirection International, o setor, no mercado brasileiro, deve ultrapassar US$ 40 bilhões até 2027, impulsionado pelo autocuidado, inovação e novos perfis de consumidores.

Entre os compradores premium, 73% planejam manter ou aumentar seus gastos, dedicando mais tempo à pesquisa e à comparação de marcas e demonstrando alta lealdade.

Para Cataldo Domenicis, diretor de marketing da Sephora Brasil desde 2015, a empresa vem aprendendo continuamente sobre o consumidor local, ajustando suas estratégias a cada região, sem perder o posicionamento global de beleza premium.

“Quando chegamos, trouxemos marcas que antes não tinham acesso ao público daqui. Ao longo dos anos, fomos nos aproximando do consumidor, entendendo suas preferências, comportamento de compra e os melhores locais para inaugurar nossas lojas”, afirma.

O executivo observa que, embora o mercado premium ainda seja menor no Brasil em comparação com outros países, a Sephora aposta na expansão desse segmento, ampliando o portfólio de marcas internacionais e valorizando produtos nacionais, como Bruna Tavares, Mari Maria, Boca Rosa e Francine, em uma faixa de preços que vai de R$30 a R$10 mil.

“Temos produtos que vão desde nossa marca própria até nomes internacionais de alto luxo”, explica Domenicis. “A área responsável acompanha tendências globais e adapta o portfólio ao perfil do consumidor brasileiro, equilibrando inovação e exclusividade.”

Beauty Club

O Beauty Club, programa de fidelidade lançado em 2015, conta com cerca de 4 milhões de membros. A iniciativa permite mapear preferências de consumo, oferecer benefícios exclusivos e engajar clientes de forma personalizada, considerando apenas dados de maiores de 18 anos, em conformidade com a LGPD.

A geração Z também é acompanhada de perto, destacando-se pelo aumento da presença nas lojas e pelo interesse por categorias como maquiagem, skincare, cabelo e fragrâncias.

“Essa faixa etária é altamente conectada às redes sociais, atenta às tendências de beleza locais e internacionais, e curiosa para experimentar novas marcas e produtos”, pontua o executivo.

Já o fenômeno global “Sephora Kids” orienta a venda de produtos adequados para crianças, deixando a decisão final para os pais, demonstrando a atenção da marca a diferentes perfis de consumidores, desde os mais jovens até os clientes premium.

Diversidade e inclusão

Segundo Domenicis, “não adianta falar de diversidade externamente se dentro da empresa não praticamos isso”.

Internamente, o Censo Sephora indica que 73% da equipe são mulheres, muitas em cargos de liderança; 49% se declaram pessoas negras; mais de 27% fazem parte da comunidade LGBTQIAP+, incluindo 3% de pessoas trans; e 8% são pessoas com deficiência física.

Essa estratégia se reflete em iniciativas como o Classes for Confidence, que oferece aulas de maquiagem em lojas fechadas para grupos minorizados, como mulheres trans, mulheres em tratamento oncológico e vítimas de agressão, e no patrocínio à eventos, como por exemplo a última edição da Parada LGBT de São Paulo, com ativações de maquiagem seguras para os participantes.

A Sephora complementa essas práticas com programas de estágio voltados a pessoas negras e LGBT+, políticas de incentivo e capacitação, além de incentivo ao aprendizado de idiomas.

Baile de Halloween

O Halloween da Sephora surgiu em 2019, quando Domenicis e sua equipe identificaram o crescimento da celebração no Brasil e viram a oportunidade de criar um evento próprio que gerasse awareness à marca.

A primeira edição aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, com uma estratégia que incluía serviços de maquiagem nas lojas, curadoria de produtos, conteúdo digital e um baile presencial.

O evento teve grande repercussão, consolidando o feriado norte-americano como um momento relevante para a marca e motivando sua realização anual.

Sabrina Sato retorna como embaixadora do Baile de Halloween da Sephora (Crédito: Divulgação)

Sabrina Sato retorna como embaixadora do Baile de Halloween da Sephora (Crédito: Divulgação)

O tema de 2025, “A Máquina do Tempo”, celebra a evolução da maquiagem ao longo dos séculos. A sexta edição está sendo apresentada como a maior até hoje e será realizada no WTC Gran Hotel, na capital paulista, com Sabrina Sato retornando como embaixadora e show de Anitta, que também contará com a Sephora em seu projeto Ensaios da Anitta 2026.

Marcas como Downy, Meta, GM, Benefit, Juliette Has a Gun, Braé, Sebastian, Boca Rosa Beauty, Yves Saint Laurent, Caudalie e Tom Ford participam do evento.

Embora seja um projeto 100% local, equipes internacionais, inclusive dos Estados Unidos, já procuraram a Sephora para conhecer o formato e avaliar a possibilidade de replicá-lo em outros mercados.

“Hoje, o Halloween é o principal momento da marca em termos de resultado orgânico. Ele cresce a cada edição, tornando o desafio de manter o patamar alcançado ainda maior. É um dos eventos mais importantes do calendário da Sephora no Brasil, e o público já espera por ele”, completa Domenicis.