Ferramentas permitem ambiente corporativo em casa
Zoom, Microsoft Team e Facebook Workplace buscam protagonismo em meio à política de distanciamento social
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Salvador Strano
26 de março de 2020 - 6h05
As ferramentas de trabalho remoto observaram um crescimento vertiginoso desde a adoção de práticas de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, que obrigou muitos trabalhadores a partirem para o chamado “home office”. Com isso, a demanda por plataformas como Zoom, Facebook Workplace e Microsoft Teams cresce junto à adaptação tecnológica ao número de usuários e apresenta uma oportunidade de comunicação com o público corporativo, que pode garantir a fidelização dos usuários a essas plataformas mesmo após a crise passar.
Um levantamento realizado pela LearnBonds aponta que o Zoom observa um crescimento de 1.270% no número de downloads durante a pandemia. O crescimento nos downloads veio acompanhado de uma alta em suas ações. No dia 2 de janeiro, as ações da plataforma eram comercializadas a US$ 68,70. Durante o pregão dessa quarta-feira, 25, os papeis eram comercializados por cerca de US$ 140.
O exemplo da quarentena chinesa foi um laboratório sobre como a plataforma de videoconferências pode se adaptar ao modelo de trabalho remoto massivo. No país asiático, o Zoom anunciou uma série de ações para que os profissionais pudessem utilizar a plataforma de maneira ágil e útil, além de buscar ações para aliviar o peso do distanciamento social junto à comunidade.
Em primeiro lugar, forneceu serviços e suporte técnico para ONGs que debatem sobre saúde mental. A Wellbeing Foundation foi uma das parceiras da plataforma. Com os serviços de webinar do Zoom, atingiu centenas de profissionais da saúde para que eles fossem preparados para o atendimento às vítimas e suas famílias na província de Wuhan, que foi o epicentro da crise no país. Mais de 300 mil pessoas participaram do treinamento.Em parceria com a China Educational Information Platform, o Zoom lançou uma interface voltada para estudantes universitários em toda a China. Por último, permitiu que mais de mil hospitais públicos chineses usassem a plataforma para consultas online.
“Acreditamos que todos os negócios têm a responsabilidade social de contribuir de volta para a comunidade e para a sociedade, e é criticamente importante durante esses períodos de crise”, afirmou um porta-voz da empresa ao Meio & Mensagem.
Já o Facebook Workplace, por sua vez, aposta na proximidade com a usabilidade da plataforma entre os profissionais. Isso porque o Workplace mantém a interface usada pelo Facebook em sua rede social aberta ao público geral.
A equipe do serviço não divulga os números de aumento de usuários, mas vem divulgando material informativo para melhorar a experiência a experiência remota de trabalho deles. Entre as dicas estão buscar um ambiente calmo e silencioso para trabalhar; verificar se há uma boa conexão de internet disponível; garantir que o computador conte com câmera e microfone; adotar plataformas seguras e eficientes para chamadas de voz e vídeo e utilizar a plataforma para ter acesso online e compartilhado a documentos, planilhas e materiais necessários para seu trabalho.
Tanto o Workplace quanto o Zoom possuem versões gratuitas para uso, mas contam com planos pagos que ampliam o número de salas e duração de conferências.
Já o Teams, da Microsoft, apresentou crescimento vertiginoso no número de usuários nas últimas semanas. No dia 18 de março, a empresa registrou mais de 44 milhões de usuários diários, um crescimento de 12 milhões em uma semana.
Home sweet home
Criatividade em nuvem
Parte da indústria criativa depende de ferramentas de edição que são, usualmente, vinculadas a uma conta logada em um computador apropriado para suportar o processamento de grandes projetos.
Uma adaptação a esse momento tem sido o crescimento do uso de plataformas em nuvem.
Esse é o caso da Adobe, que possui ferramentas de edição de vídeo, áudio, imagem e pós-produção, entre outras. “Essa característica faz com que tenhamos a flexibilidade necessária para continuar entregando conteúdo relevante para nossos clientes, ainda que em maior volume, não importa onde eles estejam”, afirma Rodrigo Dias, gerente de serviços digitais da Adobe para a América Latina. “A adoção massiva do trabalho remoto, na verdade, é uma grande oportunidade para que as pessoas e empresas enxerguem o potencial que existe no trabalho colaborativo”, finaliza.
*Crédito da imagem no topo: Sturti/iStock
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