Força Meninas ganha apoio de Uber e Facebook
Plataforma oferece cultura, capacitação e apoio social a crianças brasileiras, com foco em empoderamento feminino e igualdade de gêneros
Força Meninas ganha apoio de Uber e Facebook
BuscarForça Meninas ganha apoio de Uber e Facebook
BuscarPlataforma oferece cultura, capacitação e apoio social a crianças brasileiras, com foco em empoderamento feminino e igualdade de gêneros
Amanda Schnaider
24 de maio de 2019 - 6h42
Apesar de a mulher estar conquistando seu espaço em cargos de liderança — segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), as mulheres ocupam 43,8% dos cargos de chefia no Brasil –, ainda há muito o que melhorar para que elas alcancem a igualdade. Pensando nisso que surgiu o Força Meninas, em 2016. A plataforma busca empoderar meninas de seis a 18 anos com cursos e workshops em parcerias com escolas, empresas privadas e governo. Mais duas companhias anunciam ações junto à Força Meninas este ano: Uber e Facebook.
“Vemos mulheres que, na vida adulta, não conseguem se posicionar dentro do ambiente corporativo. Elas acabam passando o mérito do trabalho delas para outra pessoa e isso as afastam da liderança”, diz Deborah De Mari, fundadora da plataforma. Para colaborar, o Uber amplia agora o projeto UberMeninas, que realizaram juntos ano passado. Antes, convidava filhas de motoristas a terem contato com autoestima e liderança, incentivando-as a seguir uma carreira na área tecnológica.
Hoje é projeto “Eu Consigo”, que também conta com parceria do Code.org, que consiste em duas caravanas: Teatro Móvel e Conexão Cultural. Elas levam cinema, teatro e atividades lúdicas para ensinar ciência, tecnologia, engenharia e matemática para meninas de 18 cidades brasileiras. A primeira que recebe a caravana é São Paulo até sexta-feira, 24, e a última será Cuiabá, de 26 a 29 de agosto.A participação é gratuita e as atividades e também está aberta a garotos de seis a dez anos a iniciativa também incentiva o diálogo com pais, mães e professores sobre a importância de incentivar e ensinar ciência, tecnologia, engenharia e matemática para as meninas. “O Eu Consigo surgiu para lembrar pais e professores que, nos próximos anos, as oportunidades econômicas geradas pela tecnologia só vão aumentar e, portanto, eles precisam estimular suas filhas e seus filhos, desde cedo, a surfar essa onda”, comenta Adriana Gomes, diretora de marketing da Uber no Brasil.
Botafogo tira sua estrela por ONU Mulheres
Com esse apoio, o Força Meninas realizará, o projeto “Minha Voz Tem Força”, em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, nos dias 9, 15 e 29 de junho, respectivamente. A iniciativa conta com atividades culturais e palestras com o intuito de empoderar e dar voz para garotas entre seis e 15 anos, abordando temas como igualdade de gênero, liderança, autoestima e construção de opinião.
Segundo Deborah, a auto estima da menina cai 30% na passagem da infância para a adolescência, em comparação ao menino. “A menina para de realizar muitas coisas que fazia antes, ela deixa de se posicionar, de praticar esportes e acaba se afastando de áreas com altos desafios, como exatas e tecnologia”, fala Deborah.
Além dos eventos, o projeto também contará com a campanha online #MinhaVozTem Força, que traz frases como “Você já deixou de falar com medo de ser julgada?”. Detalhes sobre os eventos também serão divulgados no blog Força Meninas. “É crucial que tenhamos parceiros que viabilizam o propósito mas de forma sustentável. Para nós essas parcerias são essenciais”, diz Deborah.
*Crédito da imagem no topo:Gabriel Borghi
Compartilhe
Veja também
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas
As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024
Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano