Marcas se manifestam contra homofobia russa
Patrocinadores do time dos EUA, como Chobani e DeVry University, e empresas como AT&T e Google entraram em campo no protesto pré-olímpico
Patrocinadores do time dos EUA, como Chobani e DeVry University, e empresas como AT&T e Google entraram em campo no protesto pré-olímpico
Meio & Mensagem
7 de fevereiro de 2014 - 11h35
Por Tim Peterson, para o Advertising Age
Em plenos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, as marcas americanas continuam contra a intolerância dos direitos homossexuais no país-sede.
Um dia antes do início dos Jogos Olímpicos, o Google lançou em sua página oficial o Doodle para as Olimpíadas de Inverno, com as cores da bandeira do orgulho gay. Abaixo da imagem, uma passagem de anti-discriminação da Carta Olímpica. A imagem e uma tradução do texto também aparecem na página do Google da Rússia.
"A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play", citou a empresa.
A AT&T, operadora de telefonia celular dos Estados Unidos, no início desta semana, se opôs publicamente à lei russa que proíbe a discussão dos direitos dos homossexuais entre menores de idade.
"Nós apoiamos [lésbicas, gays, bissexuais e transexuais] igualdade a nível global, e nós condenamos a violência, a discriminação e o assédio contra indivíduos do grupo LGBT em todos os lugares. A lei da Rússia é prejudicial para os indivíduos e famílias LGBT, e é prejudicial para uma sociedade diversificada", disse a operadora em seu blog, na última terça-feira, 4.
A gigante das telecomunicações foi apoiada posteriormente por dois patrocinadores da equipe dos EUA, a marca de iogurtes Chobani e a faculdade DeVry University.
A atitute da cidade russa também motivou uma iniciativa da cervejaria escocesa BrewDog. A marca lançou a cerveja “Hello my name is Vladimir” (Olá, meu nome é Vladimir), cujo rótulo tem uma montagem de imagens do presidente russo Vladimir Putin.
Tradução: Bruna Molina
Compartilhe
Veja também
Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências
Campanha expõe o impacto do trabalho invisível das mulheres
Criada pela agência Calia, a ação conscientiza sobre como o acúmulo de tarefas domésticas impacta a vida profissional e pessoal das mulheres