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Marketing

Grupo Boticário muda fachada de lojas em prol do empreendedorismo feminino

Iniciativa faz parte de campanha em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino; temática é uma das trabalhadas pela empresa no escopo do ESG


18 de novembro de 2024 - 9h13

Nesta terça-feira, 19, é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino – uma das datas mais importantes para o calendário do Grupo Boticário. Por isso, a fim de celebrar e dar visibilidade à causa, o Grupo alterou a fachada de algumas das lojas de O Boticário com o nome das franqueadas.

empreendedorismo feminino

Com ação, Grupo Boticário quer conscientizar a sociedade acerca do empreendedorismo feminino (Crédito: Divulgação/Grupo Boticário)

A ação é uma forma de homenagear mulheres importantes para os negócios do Grupo: há mais de 40 anos, as franquias da marca foram iniciadas por empreendedoras e hoje elas são 63% à frente dos negócios em todo o Brasil. Além disso, 70% da base de clientes do Grupo são mulheres. “Há a crença de que a força e o poder feminino fazem a diferença na construção de um negócio de sucesso e temos isso como premissa da marca há 47 anos”, afirma Renata Gomide, VP de marketing do Grupo Boticário.

Ao todo, cinco franqueadas participarão da ação – uma em cada região do Brasil. Para a escolha das empreendedoras, a companhia levou em consideração a história, conexão com a marca, relação de longa data e impacto das franqueadas selecionadas nos negócios da empresa. Regina Ribeiro, por exemplo, é uma delas. A empreendedora abriu a primeira loja por incentivo da irmã na década de 1980 e hoje atua na gestão de 16 unidades junto às filhas.

“Se a gente não entende o nosso papel como uma marca brasileira de capital fechado, de R$ 30 bilhões e que está na casa de todos os brasileiros, e se não entendemos que nossa responsabilidade vai muito além de vender produto, nossos negócios não fazem sentido”, afirma a VP. De acordo com o Relatório ESG 2023 da empresa, 60% do quadro geral de colaboradores é composto por mulheres. Já em cargos de liderança, elas são mais da metade (56%).

Empreendedorismo feminino no ESG

A causa é um dos pilares da atuação do Grupo Boticário na agenda ESG. “Não é um olhar carinhoso para o social, é um olhar estruturante”, aponta a executiva. A VP aponta que o Grupo busca, neste sentido, gerar resultados por meio das práticas, conectadas com o impacto nos negócios e que auxiliam a companhia a se manter na vanguarda.

Essa é a primeira vez que uma ação voltada ao empreendedorismo feminino é orientada pelo marketing. Além dos desdobramentos em conteúdo nas redes sociais do grupo e da marca, a campanha envolve uma landing page para disseminar também outros projetos da companhia na temática.

Por meio do Instituto Grupo Boticário, a organização conta com o Empreendedoras da Beleza, iniciativa que oferece cursos gratuitos para capacitação na área. No ano passado, o programa gerou 150 mil oportunidades para participantes. O Grupo conta com a meta de criar, até 2030, um milhão de oportunidades para transformar a vida das pessoas, promovendo a participação em programas de desenvolvimento social focados em empreendedorismo e/ou capacitação profissional.

Além disso, internamente, a luz sobre o empreendedorismo também é tido como pular estratégico. A VP explica grupo busca incentivar seus colaboradores a serem intraempreendedores para o negócio. Por isso, criar e incentivar ambientes de trabalho seguros, encorajadores e suscetíveis ao erro, segundo Renata, é essencial.

O Grupo Boticário em 2024

Para a VP de marketing do grupo, 2024 foi o ano de maior conexão com os consumidores. Isso aconteceu por meio de produtos e demais movimentos promovidos ao longo dos últimos meses. “A conexão com a marca não acontece em uma Black Friday, ou no Natal e Dia das Mães, mas sim em décadas. O que colhemos agora não é uma estratégia a curto prazo”, diz. O Natal e Dia das Mães são, de fato, as principais datas para a empresa.

Segundo Renata, há um otimismo voltado para o terceiro trimestre, com uma continuação da aceleração não apenas em vendas, mas para a conexão gerada junto aos clientes.

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