Hapvida inova o marketing do setor
Visão vanguardista de gestão e comunicação faz empresa crescer, enquanto operadoras de medicina de grupo perdem clientes
Visão vanguardista de gestão e comunicação faz empresa crescer, enquanto operadoras de medicina de grupo perdem clientes
Roseani Rocha
8 de agosto de 2016 - 12h38
Fazendo jus ao nome da categoria em que atua – plano “de saúde” – a Hapvida, líder do serviço nas regiões Norte e Nordeste, tem inovado nas estratégias de marketing. Por considerar o ambiente como parte importante da saúde das pessoas tem adotado iniciativas como o +1 K, programa gratuito de assessoria esportiva para praticantes de corrida, e o “Vamo”, serviço de compartilhamento de carros elétricos.
O +1K começou em fevereiro em Fortaleza e hoje também funciona em Recife, Salvador e Maceió. São 7.400 corredores cadastrados e até o fim deste mês serão 9.200 (em locais como Salvador, já há lista de espera para os interessados em participar). O fato de ser um serviço gratuito não fez a empresa realizá-lo com menos cuidado. A Hapvida atua em parceria com três assessorias esportivas: Stark (Fotaleza, Maceió e Belém), Performance (Salvador) e Running (Recife). Outra preocupação era que o +1 K não ficasse restrito a áreas nobres das cidades e sim que ele atingisse também regiões mais periféricas. Em média, em cada cidade há seis pontos de atendimento, com atividades de manhã e à noite (o que diminui as chances de desculpas para o sedentarismo).
Já no Vamo, a HapVida está investindo R$ 7 milhões. O serviço, inicialmente, tem 20 carros elétricos que circulam entre 12 pontos de Fortaleza. “Estamos fazendo os últimos ajustes e em setembro ele estará funcionando plenamente”, afirma Simone Varella, diretora de marketing e comunicação da Hapvida. A executiva ressalta que o objetivo não é resolver os problemas de mobilidade urbana, mas iniciar uma reflexão pública a respeito das alternativas possíveis. “Preferimos promover saúde a gerir sinistro”, pontua.
Além de iniciativas como estas, a empresa divide sua comunicação em duas frentes: corporativa e varejo, ambas coordenadas pela agência cearense Bando de Criação (em iniciativas que vão de TV aberta e paga, digital, revistas e jornais). A mesma agência há um ano remodelou a marca da companhia.
Com 3,3 milhões de clientes, a rede que aposta em estruturas próprias de hospitais, clínicas e laboratórios, cresceu 10,9% em saúde e 18,9% em odontologia. A previsão para 2016 é crescer em torno de 10% em cada uma dessas frentes, seguindo com a proposta de oferecer a melhor relação “custo-eficiência”, o que é obtido principalmente pelos investimentos em rede própria de atendimento. “Nossa estrutura administrativa é espartana. Deixamos os investimentos e sofisticação para a infraestrutura de atendimento”, conta Simone. Esses investimentos foram de R$ 400 milhões nos últimos dois anos.
Em saúde a Hapvida atua nas regiões Norte e Nordeste e em odontologia, nacionalmente. Recentemente, abriu uma unidade em Curitiba, justamente para fortalecer sua presença na região Sul. A visão vanguardista de gestão e comunicação tem garantido que a Hapvida nade contra a maré do setor de medicina de grupo que com a crise e o aumento de desemprego já registrou perda de dois milhões de clientes.
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