Haribo ancora planos de crescimento em pesquisas de mercado

Buscar

Haribo ancora planos de crescimento em pesquisas de mercado

Buscar
Publicidade

Marketing

Haribo ancora planos de crescimento em pesquisas de mercado

Estudo sobre sabores preferidos dos brasileiros ajudam a fabricante de balas traçar estratégias de lançamentos para ampliar público consumidor


22 de maio de 2024 - 14h57

Haribo traça estratégias de lançamento e expansão a partir de pesquisas (Crédito: Divulgação)

A Haribo, fabricante de balas, ressalta a importância das pesquisas de mercado para nortear as estratégias de marketing e de lançamento de produtos da empresa, logo, também de seu crescimento. “Elas [pesquisas] ajudam a conduzir de que forma vamos trabalhar os lançamentos do ano, em que data e, também, quais os sabores e formatos devem entrar ou ganhar evidência no portfólio”, explica Alexandre Nedel, chief comercial officer da Haribo no Brasil.

Entre dados e planejamentos

De acordo com os dados da última pesquisa Nielsen 2023, o mercado de balas teve um aumento de 22,4%, com crescimento destacado de 29% para balas de gelatina, especialidade da marca.

A Haribo se mostra atenta a outro dado divulgado pelo FMCG Gurus: Top 10 trends for 2022, em que 43% dos consumidores estão sempre à procura de novos sabores. Em resposta à informação, a marca lançou uma edição limitada da Ursinhos de Ouro Especial de Verão, acompanhando essa preferência dos consumidores por novos sabores, disponibilizando seis opções diferentes no início de 2024.

Em 2023 também houve o lançamento de edições limitadas de Ursinhos de Ouro – Frutas do Brasil, em sabores representando as cinco regiões do país: bergamota, carambola, cupuaçu, graviola, jabuticaba e pitanga. “Buscamos sempre acompanhar tendências e demandas, além de surpreender os consumidores com mix de produtos para agradar a todos os paladares”, conta Nedel.

Em relação às ações de marketing, o CCO da Haribo no Brasil conta que a marca atende às demandas de comunicação e promove ações principalmente no ponto de venda. “Entendemos que a visibilidade da marca no PDV é hoje a principal ferramenta de mídia que podemos ter”, diz.

Segundo a pesquisa de Hábitos e Atitudes realizada pela Haribo junto com a Ipsos, a principal mídia destacada pelos consumidores para decidir por uma marca é a mídia feita no PDV, superior a mídia em televisão ou canais online.

Expectativas de crescimento

Atualmente, a Haribo é a segunda marca em participação de mercado em balas de gelatina no Brasil – que teve um tamanho de mais de R$ 800 milhões em 2023. “A nossa participação de mercado depende muito da região ou canal que estamos analisando”, considera Nedel. “Ainda temos muita oportunidade em aumentar nossa distribuição numérica, ou seja, o número de pontos de venda onde estamos presentes”, acrescenta.

Com os lançamentos previstos para este ano, a meta é expandir em 25% a distribuição da marca, aumento superior ao de 2023 em relação a 2022. Além disso, espera-se um crescimento de 40% em vendas para 2024.

A partir de estudos que apontam o morango como o primeiro sabor na categoria de regaliz (referente a produtos feitos a partir da raiz da planta de alcaçuz, também conhecida como regaliz em espanhol), e o pêssego, sabor tendência em crescimento nos últimos cinco anos, a marca lançará a junção dos dois sabores na linha Balla Sticks. Os produtos chegarão aos pontos de venda no segundo semestre de 2024, com previsão para o mês de julho.

A coleção de Balla Sticks já é composta por sete sabores e variações, incluindo as licenciadas como Barbie e Hot Wheels.

Ampliando mercado

A empresa tem trabalhado também para dar mais suporte a pequenos empreendedores e micronegócios, como mercados de bairro. A ação garante o crescimento de mercado para a Haribo, que oferece a eles materiais de apoio e comunicação como displays, inclusas no pacote de incentivo às vendas e sell out.

“Como conhecedores profundos da categoria, temos suportado os varejos no desenvolvimento da categoria, mostrando as oportunidades de rentabilizar o seu negócio junto com a Haribo e, assim, potencializar o desenvolvimento da categoria”, observa o CCO da empresa no País.

Além disso, a marca conta com ações online que, para aproximar o consumidor dos pontos de venda, listam os locais onde é possível encontrar Haribo, baseado em geolocalização. “Conseguimos recentemente integrar ainda mais a plataforma, estimulando mais ainda os comércios locais”, acrescenta Alexandre Nedel.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Spaten planeja segunda edição do Fight Night para 2025

    Spaten planeja segunda edição do Fight Night para 2025

    Evento, que marcou a despedida de Anderson Silva das lutas no Brasil, deve acontecer no próximo ano, com outros atletas e atrações

  • Vivo e Auren criam joint-venture no setor de energia

    Vivo e Auren criam joint-venture no setor de energia

    GUD Energia oferecerá, nessa primeira fase, serviços e consultoria à indústrias, comércios e empresas de serviços