A nova fase da Hershey’s no Brasil
Uma semana após desfazer joint-venture com a Bauducco, marca de chocolates aposta em estratégia própria de distribuição e anuncia parceria com a Cinemark
Uma semana após desfazer joint-venture com a Bauducco, marca de chocolates aposta em estratégia própria de distribuição e anuncia parceria com a Cinemark
Luiz Gustavo Pacete
22 de julho de 2015 - 8h00
A Hershey´s chegou ao Brasil em 2008. Timidamente, por meio de uma parceria de distribuição com a Bauducco, conseguiu ganhar espaço no mercado nacional de chocolates. Agora, inicia uma nova fase. Uma semana após anunciar o fim de sua joint-venture com a Bauducco, com o objetivo de ampliar sua distribuição no Brasil, a companhia dá mais um passo para aumentar sua fatia no mercado nacional. A empresa anunciou, no início da semana, uma parceria com a Cinemark. É a primeira do tipo com uma rede de cinemas no Brasil. Inicialmente, os chocolates da Hershey´s estarão presentes no combo do filme “Homem-Formiga” durante o mês de julho e, posteriormente, em outros lançamentos por meio da marca Reese´s.
De acordo com Marcel Sacco, diretor da Hershey´s do Brasil, existem vários canais a serem explorados pela marca ainda. “O cinema era um espaço que ainda não tinha sido explorado por nós e está será uma oportunidade de alavancar as vendas e se aproximar ainda mais do público final”, diz Sacco.
A empresa vem investindo no mercado brasileiro, em fevereiro, ampliou seu portfólio com o lançamento do produto Brookside, linha que combina chocolate meio amargo com frutas como romã, açaí e blueberry. Em março, criou uma versão de seu chocolate Reese´s para o Brasil em formato de wafer e pretende triplicar de tamanho até 2020. “A Hershey`s está investindo cada vez mais em inovação para trazer para o brasileiro opções únicas do chocolate. O Reese’s Sticks marca o início da criação de produtos desenvolvidos exclusivamente para atender o gosto do brasileiro.”, disse Sacco à época do lançamento.
Distribuição própria
A marca de chocolates americana Hershey´s e a brasileira Bauducco desfizeram a joint-venture de distribuição criada em 2008. No negócio, a Hersheys possuia 51% de participação e a Pandurata Alimentos, dona da Bauducco, 49%. Com o fim da parceria, a marca de chocolates vai assumir o negócio de forma integral.
As empresas informaram que o objetivo é continuar com o crescimento no mercado brasileiro. A Hershey´s atua no País desde 2008, importando marcas como Reese´s, Almond Joy e Kisses. Em 2001, comprou a fábrica da Visconti e marcas como Io-iô Crem e Granulados Visconti. Passou a produzir localmente a partir de 2002.
Ano de ajustes
Se no Brasil a empresa aposta em crescimento, globalmente ela mantém um período de ajustes. Em junho deste ano, a empresa anunciou a demissão de trezentos funcionários de um total de 13 mil. O objetivo é simplificar suas operações. A Hershey´s fez uma revisão de seu crescimento para 2015 trocando um aumento de 5,5% para apenas 3,5%. O objetivo é gerar uma economia entre US$ 65 milhões e US$ 75 milhões até o final de 2016 que serão revertidos para a construção de marca da companhia.
O investimento em mídia da empresa nos Estados Unidos caiu 2,8% em 2014, indo para US$ 744,9 milhões, o que colocou a fabricante em 60º lugar no ranking de maiores anunciantes, de acordo com o DataCenter do AdAge. Em abril, a Hershey expandiu sua lista de agências criativas com a contratação da Anomaly, Barkley e Argonaut. Os contratos com a Arnold Woldwide e com a Havas Worldwide foram mantidos.
A empresa também realiza mudanças em sua estrutura global de marketing. Em 17 de julho, anunciou a contratação de Peter Horst como novo chief marketing officer (CMO). Horst substituirá Mike Wege, que assumiu como vice-presidente sênior de administração e tem como missão dar seguimento a um processo de simplificação e crescimento da empresa no mundo.
Assista ao vídeo da TV Meio & Mensagem sobre os lançamentos da marca:
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