Assinar

IBM aponta maiores desafios para os CMOs

Buscar

IBM aponta maiores desafios para os CMOs

Buscar
Publicidade
Marketing

IBM aponta maiores desafios para os CMOs

Estudo revela que profissionais devem abraçar inovação e criatividade para enfrentar a instabilidade dos mercados


22 de fevereiro de 2016 - 9h08

(*) Por Kate Maddox, do Advertising Age

O maior desafio de negócios dos CMOs atualmente é a convergência da indústria, na qual a concorrência, cada vez mais, vem de dentro e de fora de seus ambientes tradicionais de negócios, muitas vezes alimentados pela inovação digital, de acordo com um estudo recente da IBM.

Dois terços dos CMOs entrevistados citaram a tendência como seu desafio número um na pesquisa "Redefinindo Mercados: Ponto de vista do CMO", baseada em entrevistas pessoais e online com 723 profissionais de marketing globais em 2015.

"Os CMOs devem abraçar toda essa ideia de ruptura criativa", afirma Kevin Bishop, vice-presidente de soluções de engajamento de consumidores da IBM Commerce. "As empresas têm que reavaliar suas estratégias porque o mundo ao seu redor está mudando".

O estudo revelou que 60% dos CMOs esperam mais concorrência nos negócios fora de suas indústrias, enquanto apenas 23% esperam mais concorrência de dentro de suas indústrias. Em 2013, quando o estudo foi realizado da última vez, 54% dos CMOs esperavam mais concorrência de fora de suas indústrias, e 33% que ela viesse de dentro de suas indústrias.

Para adaptar-se a essas mudanças de mercado, "compreender a linguagem do consumidor é importante", aponta Bishop. "Com um modelo de negócios instável, você tem que se concentrar não apenas no que uma pessoa está fazendo, mas por que está fazendo isso".

Quase metade (49%) dos CMOs disse que a redistribuição do poder de compra dos consumidores será um dos principais impulsionadores da mudança ao longo dos próximos anos, e 48% afirmaram que o local de trabalho "em qualquer lugar" está levando à mudança dos negócios.

"Se você é um comprador – seja consumidor ou empresário –, você está passando pelo seu próprio processo decisório, e quer fazê-lo onde é mais conveniente para você", diz Bishop. "Atualmente, estamos misturando experiências físicas e digitais, e os CMOs precisam de uma abordagem muito mais engenhosa para o trabalho funcionar", completa o executivo.

Os CMOs estão adquirindo os conhecimentos necessários em uma variedade de fontes: 79% contrataram novos funcionários com as habilidades que necessitam; 74% firmaram parceria com outras empresas; e 74% trabalham com profissionais, empresas de consultoria ou agências especializadas para fornecer os recursos de que necessitam. O estudo também revela que os CMOs sentem que estão mais bem preparados para enfrentar os principais desafios de marketing agora do que estavam em 2013.

Mais da metade (54%) dos CMOs disse que está mais bem preparada para encarar a crescente complexidade dos papeis e responsabilidades do marketing hoje, em comparação com apenas 39% em 2013; 52% dos CMOs disseram que eles estão mais bem preparados para lidar com os desafios da mídia social, em comparação com apenas 34% em 2013; e 36% disseram que estão mais bem preparados para lidar com os desafios provenientes da explosão de dados hoje, em comparação à apenas 18% em 2013.

"Há mais de educação, informação e melhores exemplos práticos de conferências, fóruns e outras fontes para os CMOs", observa Bishop.

Tradução: Amanda Boucault 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034

  • Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento