IBM aponta maiores desafios para os CMOs
Estudo revela que profissionais devem abraçar inovação e criatividade para enfrentar a instabilidade dos mercados
Estudo revela que profissionais devem abraçar inovação e criatividade para enfrentar a instabilidade dos mercados
Meio & Mensagem
22 de fevereiro de 2016 - 9h08
(*) Por Kate Maddox, do Advertising Age
O maior desafio de negócios dos CMOs atualmente é a convergência da indústria, na qual a concorrência, cada vez mais, vem de dentro e de fora de seus ambientes tradicionais de negócios, muitas vezes alimentados pela inovação digital, de acordo com um estudo recente da IBM.
Dois terços dos CMOs entrevistados citaram a tendência como seu desafio número um na pesquisa "Redefinindo Mercados: Ponto de vista do CMO", baseada em entrevistas pessoais e online com 723 profissionais de marketing globais em 2015.
"Os CMOs devem abraçar toda essa ideia de ruptura criativa", afirma Kevin Bishop, vice-presidente de soluções de engajamento de consumidores da IBM Commerce. "As empresas têm que reavaliar suas estratégias porque o mundo ao seu redor está mudando".
O estudo revelou que 60% dos CMOs esperam mais concorrência nos negócios fora de suas indústrias, enquanto apenas 23% esperam mais concorrência de dentro de suas indústrias. Em 2013, quando o estudo foi realizado da última vez, 54% dos CMOs esperavam mais concorrência de fora de suas indústrias, e 33% que ela viesse de dentro de suas indústrias.
Para adaptar-se a essas mudanças de mercado, "compreender a linguagem do consumidor é importante", aponta Bishop. "Com um modelo de negócios instável, você tem que se concentrar não apenas no que uma pessoa está fazendo, mas por que está fazendo isso".
Quase metade (49%) dos CMOs disse que a redistribuição do poder de compra dos consumidores será um dos principais impulsionadores da mudança ao longo dos próximos anos, e 48% afirmaram que o local de trabalho "em qualquer lugar" está levando à mudança dos negócios.
"Se você é um comprador – seja consumidor ou empresário –, você está passando pelo seu próprio processo decisório, e quer fazê-lo onde é mais conveniente para você", diz Bishop. "Atualmente, estamos misturando experiências físicas e digitais, e os CMOs precisam de uma abordagem muito mais engenhosa para o trabalho funcionar", completa o executivo.
Os CMOs estão adquirindo os conhecimentos necessários em uma variedade de fontes: 79% contrataram novos funcionários com as habilidades que necessitam; 74% firmaram parceria com outras empresas; e 74% trabalham com profissionais, empresas de consultoria ou agências especializadas para fornecer os recursos de que necessitam. O estudo também revela que os CMOs sentem que estão mais bem preparados para enfrentar os principais desafios de marketing agora do que estavam em 2013.
Mais da metade (54%) dos CMOs disse que está mais bem preparada para encarar a crescente complexidade dos papeis e responsabilidades do marketing hoje, em comparação com apenas 39% em 2013; 52% dos CMOs disseram que eles estão mais bem preparados para lidar com os desafios da mídia social, em comparação com apenas 34% em 2013; e 36% disseram que estão mais bem preparados para lidar com os desafios provenientes da explosão de dados hoje, em comparação à apenas 18% em 2013.
"Há mais de educação, informação e melhores exemplos práticos de conferências, fóruns e outras fontes para os CMOs", observa Bishop.
Tradução: Amanda Boucault
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