Lacoste traduz conceito global em evento
?Life is a beautiful sport?, lançado no início do ano, é tema de ação experimental da marca em São Paulo
?Life is a beautiful sport?, lançado no início do ano, é tema de ação experimental da marca em São Paulo
Fernando Murad
8 de agosto de 2014 - 10h46
O lançamento da nova assinatura global da Lacoste chega a sua terceira fase no Brasil com a realização, no sábado, 9, de um evento exclusivo para convidados na Galeria Baró, no bairro Santa Cecília, na zona oeste de São Paulo. “Life is a beautiful sport”, criada pela francesa BETC, será o fio condutor de uma série de experiências.
“O evento é uma tradução sensorial e experimental do novo conceito”, conta Solange Francisco, gerente de marketing da Lacoste no Brasil. Com produção do Estúdio 20.87, a iniciativa terá experiências com iluminação e música, performances com os produtos da grife, instalações e um show da banda Aikiu. “Não temos preocupação comercial. É criação de marca”, complementa.
A estreia da nova assinatura global faz parte do processo de revitalização iniciado pela companhia em dezembro de 2012, quando a Devanlay, empresa parisiense sócia da Lacoste desde a fundação da grife, em 1933, comprou as ações da família do fundador (leia mais abaixo) e assumiu o comando do negócio. A campanha estreou em março com filme para TV fechada e cinema (veja abaixo) e anúncios impressos.
Foco no Brasil
O mercado brasileiro cresceu em importância para a companhia francesa. Em março de 2008, a matriz retomou o negócio que até então estava sob os cuidados da Paramount Têxteis e ampliou os investimentos no País. De lá para cá, a filial acumula um incremento de 176% no faturamento – a verba de marketing é 6% da receita.
“Em seis anos o Brasil passou do 15o para quarto maior mercado da Lacoste no mundo. Crescemos não só em volume, como em construção de marca. No ranking mundial da Lacoste de desejo da marca, o Brasil é o segundo”, destaca Solange. Estados Unidos, França e China são os três principais mercados da marca.
A origem do crocodilo
Ícone do mercado de moda, o crocodilo da Lacoste surgiu antes mesmo de a marca começar a ser comercializada. O símbolo surgiu em 1923 com uma aposta entre René Lacoste e Allan H. Muhr, capitão da equipe francesa na Copa Davis (principal torneio de tênis entre nações). O capitão prometeu dar ao seu jogador uma mala feita com pele de crocodilo caso ele fizesse um bom jogo para o time. A aposta gerou o apelido “Le Crocodile”, dado pela imprensa americana que cobria a disputa. Tempos depois, o ilustrador Robert George, amigo do tenista, desenhou o crocodilo que foi bordado na roupa que Lacoste usava nas quadras de tênis. Apenas no final da década de 1920 que René elaborou e mandou confeccionar um primeiro lote de camisas em algodão para ser utilizada durante os campeonatos. Mais curta que as contemporâneas, que tinham manga longa, a peça foi concebida para suportar melhor o calor das quadras dos Estados Unidos e fez sucesso junto aos jogadores da época. Anos depois, em 1933, René se associou ao fabricante de malhas André Gillier, e lançou a primeira produção industrial de camisas polo com a marca do crocodilo.
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