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Marketing

Le: muito mais do que o Netflix chinês

Conheça a empresa que é parceira da Aston Martin, que está trabalhando em um filme do Matt Damon e que tem uma estratégia muito ambiciosa


8 de março de 2016 - 7h59

Artigos sobre a Letv às vezes se referem a ele como o “Netflix da China”. Mas, desde que a companhia chinesa agigantou suas ambições, tem sido muito mais complicado defini-lo.

A empresa lançou smartphone chamado “Le Superphone”. Fez propaganda dos handsets com um anúncio muito discutido que, ao mesmo tempo em que humilhava a Apple, fazia uma homenagem à concorrente. Sua divisão de filmes está fazendo uma parceria com um épico a ser lançado, “The Great Wall”, estrelado por Matt Damon, a maior coprodução entre China e Hollywood até agora. Ela fechou ainda uma parceria para desenvolver carros elétricos com a Aston Martin, marca preferida de James Bond.

E tudo isso aconteceu ao longo do último ano.

O nome Letv não servia mais: a companhia tech-to-entertainment reformulou sua marca há algumas semanas, passando a se chamar LeEco. Em chinês, Le significa feliz, e Eco se refere a ecossistema para explicar os vários negócios da companhia. A Brand Union, da WPP, ajudou com um novo logo geométrico e colorido em substituição ao antigo, um simples texto em vermelho.

“O objetivo é que o consumidor veja o Le da marca e o reconheça no Le Sports, negócio que acabou de adquirir os direitos de transmissão da Major League Baseball (MLB) para a China, e no LeMall, uma plataforma de e-commerce para os produtos de tecnologia da companhia”, diz Monica Lee, CEO da Brand Union para o Norte da Ásia. “O briefing deles era muito simples: o negócio está evoluindo e eles querem ter certeza que a marca é universal e vai ser vista como uma marca mundial”, aponta Monica.

A companhia está mirando consumidores na Índia e também nos Estados Unidos com produtos que vão de smarTVs a headphones. A fundadora da LeEco, Jia Yueting, também está apoiando uma startup de carros elétricos em Los Angeles, a Faraday Future, que pretende investir US$ 1 bilhão em uma fábrica em Nevada.

O Ad Age conversou com o diretor de marketing da LeEco, Peng Gang, sobre o realinhamento de marca e a estratégia da companhia nos Estados Unidos – um mercado bem desenvolvido, no qual as marcas chinesas geralmente pisam com cuidado.
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