Lenovo adota tática diferente da Microsoft
Empresa chinesa manterá marca Motorola no mercado norte-americano
Empresa chinesa manterá marca Motorola no mercado norte-americano
Meio & Mensagem
31 de outubro de 2014 - 8h17
(*) Por Mark Bergen, do Advertising Age
A Lenovo agora é oficialmente dona da Motorola e também oficializou a manutenção da marca. Na quinta-feira 30, a fabricante chinesa concluiu a aquisição da Motorola Mobility do Google. Com a Motorola, a Lenovo se torna a terceira maior empresa do mercado de smartphones no mundo atrás de Samsung e Apple. “Vamos oferecer ao mercado algo que ele precisa”, disse o chairman e CEO Yang Yuanqing em comunicado.
Mais tarde, numa conferência com a imprensa, Yuanqing definiou a abordagem de marca da empresa. “Vamos usar Motorola apenas em mercados maduros. Em mercados emergentes, usaremos uma estratégia com duas marcas”, afirmou.
Essa é uma tática diferente da adotada pela Microsoft. Após finalizar a compra da Nokia, que já foi um ícone do setor, a empresa preparou silenciosamente o fim da marca. Neste mês, a companhia anunciou o plano de substituir a marca Nokia por Microsoft Lumia. Em vários países em desenvolvimento Nokia ainda tem grande parcela do mercado e altos índices de lembrança de marca.
Maior fabricante de PCs do mundo, a chinesa Lenovo tem uma forte razão para a sua decisão. Sua marca, apesar do crescimento registrado, continua a ser estranha para a maioria dos consumidores norte-americanos. A Motorola, que já dominou um quarto do setor, atualmente tem menos de 6% do mercado nos Estados Unidos, segundo a comScore.
Rick Osterloh, presidente e COO, e Adrienne Hayes, CMO desde abril, continuarão na companhia.
A Motorola lançou recentemente a campanha "Choose Choice" (veja vídeo abaixo), criada pela Droga5. A Lenovo é atendida por DigitasLBI, Blast Radius, Geometry Global e DLKW Lowe. A empresa não respondeu questionamentos sobre uma possível mudança na relação com as agências.
De acordo com dados da IDC do terceiro trimestre que não levam em consideração as vendas da Motorola, a Lenovo se manteve em quarto lugar no mercado global de smartphones com 5% de participação. O levantamento também aponta que a Lenovo é a quarta marca global de tablets com 31% de participação. Questionado se com a aquisição a Motorola poderia retornar ao segmento, Osterloh se esquivou: "Estamos muito animados com a possibilidade de trabalhar juntos em tablets no futuro”.
Tradução: Fernando Murad
We celebrated just blocks from @Motorola HQ at @LouMalnatis, a special Chicago deep-dish with Liu Jun and @rosterloh pic.twitter.com/gog7sWugCR
— Yuanqing Yang (@Yuanqing_Lenovo) 30 outubro 2014
Compartilhe
Veja também
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034