Lenovo finaliza compra da Motorola Mobility
Gigante chinesa pagou cerca de US$ 2,91 bilhões ao Google pela marca de smartphones
Gigante chinesa pagou cerca de US$ 2,91 bilhões ao Google pela marca de smartphones
Meio & Mensagem
30 de outubro de 2014 - 11h34
A Lenovo e o Google confirmaram nesta quinta-feira 30 a conclusão da aquisição da Motorola Mobility, negócio anunciado em janeiro deste ano. Com a compra da marca Motorola e do portfólio de smartphones, que inclui os modelos Moto X, Moto G e Moto E, e a série Droid, a Lenovo alcança o posto de terceiro maior fabricante de smartphones do mundo. A meta da companhia é encerrar 2014 com a venda de 100 milhões de dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets.
O preço da aquisição foi de cerca de US$ 2,91 bilhões, o que inclui US$ 660 milhões em dinheiro, US$ 750 milhões em ações ordinárias recém-geradas da Lenovo (o equivalente a aproximadamente 4,7% das ações da empresa) e US$ 1,5 bilhão na forma de uma nota promissória de três anos. Em 2011, o Google pagou US$ 12,5 bilhões pela Motorola.
"Ao assumir uma posição forte como número três no mercado e concorrente de peso para as duas maiores empresas no setor de smartphones (Samsung e Apple), daremos aos consumidores algo que eles precisam: opções, concorrência e uma nova faísca de inovação", afirmou Yang Yuanqing, chairman e CEO da Lenovo, em comunicado.
Liu Jun, vice-presidente executivo do grupo Mobile Business da Lenovo, é chairman do conselho de administração da Motorola. Rick Osterloh, veterano da Motorola, continuará no cargo de presidente. A Motorola será uma subsidiária integral da Lenovo e sua sede continuará em Chicago. A empresa possui quase 3.500 funcionários no mundo, sendo 2.800 nos Estados Unidos.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros