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Marcas atentas a impactos ambientais influenciam consumidores

Estudo sobre produtos de beleza aponta variações de consumo entre gerações e impactos ambientais como fator relevante aos consumidores em geral


23 de agosto de 2023 - 6h00

Pesquisa sobre produtos de beleza apura que 47% dos brasileiros não compram de marcas que trazem impacto negativo para o planeta  (Crédito: Shutterstock)

Estudo realizado pela Toluna, empresa de pesquisa mercado especialista em insights do consumidor, aponta que os brasileiros, enquanto grandes consumidores de cosméticos, preferem os produtos que não impactam o planeta negativamente.

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de maior mercado de beleza e cuidados pessoais, o que evidencia o destaque do setor na economia.

Os entrevistados da pesquisa correspondem a 1.200 pessoas das classes A,B,C e D, entre 18 e 55 anos ou mais, sendo 47% homens e 53% mulheres.

Comportamento das gerações no consumo de cosméticos

Os produtos de beleza mais consumidos pelos respondentes da pesquisa são shampoo e condicionador, adquiridos por 87%, e o desodorante por 85%. O protetor solar corresponde a 51%, cosméticos para cuidado com a pele do corpo 44% e cosméticos para cuidado com a pele facial 41%.

No entanto, os consumos mudam de acordo com a idade. Os finalizadores de cabelo são mais consumidos pela Geração Z (38%), em relação aos Baby Boomers (18%). Por outro lado, a maquiagem facial é consumida por 36% dos Millenials contra 19% dos Baby Boomers e de 26% dos nascidos na Geração X.

Na lista de cosméticos para o rosto, os mais consumidos são os revitalizantes (33%), anti-idade (30%) e antissinais. Nesse sentido, os cosméticos anti-idade são mais comprados pelos que fazem parte da Geração X (35%), contra 33% dos Millenials e 19% da Geração Z.

Posteriormente, os esmaltes são consumidos por 32% dos entrevistados no mínimo uma vez por semana. Os Millenials representam 36% desse consumo contra 19% dos Baby Boomers.

Meio ambiente como fator para o consumo

A Toluna constatou que o teste em animais é um impedimento para consumidores adquirirem produtos de beleza. Dados indicam que 50% dos entrevistados não compram de marcas que fazem esses experimentos. Mostrando-se contra esse tipo de teste, 53% da Geração X não usam marcas que fazem animais de cobaias.

Além disso, o estrago no planeta também é um fator considerado na compra dos produtos, pois 47% dos entrevistados não compram de marcas que trazem impacto ao planeta. Mais uma vez, a Geração X é a mais preocupada com isso, enquanto 48% das pessoas desse grupo eliminam marcas que não sejam sustentáveis, 43% da Geração Z têm a mesma atitude.

Fontes de informação dos consumidores

Os brasileiros costumam se informar sobre os produtos de beleza em redes sociais e em sites das próprias marcas (ambos 41%), nas redes sociais com influenciadoras (40%), e com amigos e familiares (37%).

Quando analisada a faixa etária, o YouTube é o canal preferido de 45% dos nascidos na Geração Z, contra 27% dos Baby Boomers.

Em relação aos locais, as lojas físicas de farmácias são os preferidos de 51% dos entrevistados para fazer as compras dos itens de beleza, ficando à frente das farmácias online (22%) e das lojas de departamento físicas (21%). Sendo assim, o comércio online representa a preferência de 29% da Geração Z contra 18% dos Baby Boomers.

A data de validade também é uma questão que influencia o comportamento dos consumidores. Entre os entrevistados 70% estão atentos ao prazo. Entre os produtos que deixam de ser consumidos por conta do vencimento, está o protetor solar (41%). Em seguida, encontram-se os cosméticos para cuidado com a pele, deixados de lado por 36% dos entrevistados.

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