Mercado de suco pronto cresce a dois dígitos
No entanto, consumo per capta no segmento ainda é baixo no País
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Teresa Levin
25 de julho de 2012 - 5h08
Entre janeiro e maio de 2012 foram consumidos aproximadamente 352,1 milhões de litros de sucos prontos para beber no Brasil. O crescimento de quase 12% sobre os 315,6 milhões consumidos no mesmo período do ano passado confirmam o potencial do segmento, que há três anos registra incremento na casa dos dois dígitos.
O mercado, no entanto, ainda é consideravelmente pequeno quando comparado a outros países. No México, o consumo per capta é o dobro do brasileiro, sendo que o Brasil tem quase o dobro da população daquele país.
Como líder absoluta do segmento, a Del Valle – que tinha 37,3% de participação de mercado, segundo dados da Nielsen de maio deste ano – acredita ter uma parcela maior de responsabilidade na ampliação deste mercado consumidor.
“Temos que ter as escolhas corretas para crescer e fazer a categoria crescer”, avalia Sergio Garcia, diretor da marca comercializada pela Coca-Cola. “A diferença dos concorrentes em termos de share é grande, e a concorrência é importante. Mas somos nós vão acelerar este crescimento. Temos foco nas possibilidades e as macrotendências de consumo brasileiro”.
Vice-líder do segmento, com 7,9% do mercado, a WOW!, fabricante da marca Sufresh, foi criada em 1999 pelo Grupo Brasfanta. A empresa trabalha com marcas em diversos segmentos, entre elas Feel Good, Soyos, Gold, Tal & Qual, Assugrin e Doce Menor, distribuindo seus produtos em mais de 130 mil pontos de venda do Brasil.
Segundo Willian De Angelis Sallum, diretor geral da WOW!, a Sufresh, com fábrica no interior de São Paulo, se consolidou como segunda marca do mercado em boa parte do país, exceto nas regiões Norte e Nordeste. “Temos atuação muito tímida (nessas áreas), com menos de 1%. Devido à distância e aos gastos com frete, a nossa marca não é competitiva nestes mercados”, diz, ressaltando que, por enquanto, não há um plano de fortalecimento da atuação nestas regiões. “Até 2013 temos outras prioridades. A principal é preservar e defender nossa posição no Centro-Sul. Aí sim vamos atacar o Nordeste de alguma maneira: pode ser através de uma fábrica própria ou de parcerias e associações”, projeta.
Marcas regionais acirram a concorrência
A preocupação do executivo da WOW! em consolidar o terreno conquistado tem seus motivos. De acordo com o executivo, o crescimento do mercado tem atraído outros players, muitos deles regionais, para a disputa. “Há uma concorrência bastante acirrada, o que faz a gente atacar em várias frentes, não só mirando a líder do mercado”, analisa.
Um destes novos rótulos é produzido pela Arbor. Fernando Rocha, gerente de marketing da empresa fundada há 43 anos em Teresópolis (RJ) explica que, após conquistar um espaço significativo no mercado de alcoólicos no país, a empresa optou por um reposicionamento e decidiu lançar a linha de sucos prontos Greenday. “A experiência com vinhos e a aproximação dos produtores de uva do sul do país, direcionou a empresa nos caminhos dos produtos naturais”, informa.
Apesar de possuir distribuição em todo país, o foco da empresa no segmento de sucos será a região Sudeste. Rocha informa que a meta é comercializar 10 milhões de litros já em 2012. Para isso, a Arbor investiu R$ 35 milhões na reestruturação de suas fábricas, sendo R$ 30 milhões apenas na Vinícola Casa Rodrigues, localizada no Sul do País – que, além de produzir vinhos, atenderá a grande demanda que a Arbor espera ter por sucos de uva. Para comunicar a chegada do novo produto ao mercado, a Arbor contratou a Heads. A agência criou uma campanha que, em sua primeira fase, é focada em revistas voltadas ao bem-estar, aos formadores de opinião e às mulheres.
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