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Mercado Livre amplia logística e foca em moda e supermercado
Marketplace leva projeto de moda e amplia sortimento em supermercado para mais praças; empresa também anunciou que irá dobrar sua operação logística
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Giovana Oréfice
24 de setembro de 2024 - 15h18
O Mercado Livre anunciou nesta terça-feira, 24, durante o Mercado Livre Experience 2024, a expansão das categorias de moda e supermercado. As verticais estão entre as que entregam mais recorrência em compras para o marketplace.
Segundo a eMarketer, o varejo de comidas e bebidas é uma das categorias que mais crescem no e-commerce, também seguindo uma tendência de migração de compra do supermercado físico para online.
Com isso, o Mercado Livre foca no aumento de 15% no sortimento, em uma cobertura logística de 95% do Brasil e 80% das entregas realizadas em até 48 horas. Hoje, alcançaram o Brasil por meio de três operações logísticas: em Araçariguama, em São Paulo; Lauro de Freitas, na Bahia; e Governador Celso Ramos, Santa Catarina.
“É aumentando o inventário e sortimento de produtos de maneira consistente e eficiente que entendemos que temos tudo o que a pessoa precisa em supermercado”, afirmou a executiva.
Nesta semana, a empresa estreou uma campanha para fortalecer a categoria. Desenvolvida pela Gut México, o filme, ao som de “I Want To Break Free”, da banda Queen, retrata a conveniência de realizar compras de supermercado pelo canal on-line.
Já na vertical de moda, a empresa apresentou o Projeto Polos, em 2023, no Brás, em São Paulo, e agora expande a iniciativa para Franca, em São Paulo; Nova Friburgo, no Rio de Janeiro; Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina; e para a capital de Goiânia.
O projeto tem como objetivo acelerar o processo de digitalização dos comerciantes dos polos de moda de destaque no Brasil, bem como aproveitar oportunidades de expansão de sortimento junto a pequenas e médias empresas.
A companhia realiza a abertura de um escritório in loco do Mercado Livre nas unidades locais, proporcionando benefícios como descontos de comissão, campanhas personalizadas, cupons de descontos para os clientes, entre outros, garantindo uma oferta de valor completa.
Em agosto, foram registradas mais de 24 milhões de visitas na landing page do projeto. “Os vendedores locais tem moda e produtos de fast fashion com produtos de qualidade conectados com o que o público está buscando e redes sociais”, disse Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre.
As estratégias seguem os novos hábitos de consumo da população, com consumidores mais interessados em moda on-line e uma interação grande nas redes sociais. Para acompanhar a tendência, o Mercado Livre revisitou os planos de social media para a vertente, e hoje já conta com um perfil específico, o @mercadolivremoda.
Em maio, Manu Gavassi foi anunciada como head criativa de moda do marketplace. Anna explicou que visavam abraçar duas perspectivas: a evolução em social media, justamente, e a conexão com o público. A rede de influenciadores conta ainda com a apresentadora Ana Clara, em ação que mesclava produtos de moda e beleza e ofertas para complementar a visão do comprador, sobretudo em fast fashion.
De acordo com a diretora, os investimentos seguem em ritmo aquecido até dezembro, com a preparação para datas comemorativas e antecipação de presentes para as festas de final de ano durante a Black Friday, por exemplo.
As estratégias fazem parte de um movimento de crescimento do Mercado Livre nos últimos anos, especialmente em 2023, quando cresceu 30%. Neste ano, a companhia registrou 56 milhões de compradores únicos até o momento.
Para o longo prazo, a companhia vê a oportunidade de ampliar a penetração do e-commerce no Brasil, ainda baixa frente a outros mercados como dos Estados Unidos e China, com 21.2% e 50%, respectivamente, segundo dados da Euromonitor.
“O crescimento do e-commerce vai vir por mais pessoas comprando online e mais compras por pessoa”, afirma Fernando Yunes, líder do Mercado Livre no Brasil.
Para chegar mais longe e mais rápido em todo o território brasileiro, o Mercado Livre anunciou a ampliação da operação logística. Hoje, são 10 centros de distribuição e a previsão é contar com 21 até 2025, sendo seis inaugurados até dezembro deste ano.
A ampliação entra no aporte de R$ 23 bilhões no Brasil, entre investimentos e outros movimentos estratégicos, anunciado em abril. “É um aporte muito grande, e uma aposta no Brasil, no e-commerce, e no crescimento que acreditamos realizar nos próximos anos”, diz Yunes.
Serão 63% a mais em novos CDS em novos estados das regiões Nordeste e Sul. A presença será expandida para o Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. Está prevista também uma ampliação no Rio de Janeiro, além de outras operações nos estados de São Paulo e Bahia.
“Não queremos entregar rápido só na Faria Lima, mas em todos os lugares do nosso país”, endossou Luís Vergueiro, diretor sênior de operações logísticas do Mercado Livre. Não estão previstos CDs na região Norte.
Ainda, aumentarão a frota aérea. Há 2 anos firmaram parceria com a Gol Log, vertical de logística da Gol, e no evento deste terça-feira anunciaram o incremento de mais 2 aeronaves dedicadas a entregas. As aeronaves desempenham um papel importante de desenvolver mercados, aponta Yunes, em estados como Amazonas, que tiverem prazo de entrega encurtado de 15 para dois dias.
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