Oi Futuro mostra releituras de Bordallo Pinheiro
Vik Muniz e outros artistas brasileiros exibem no Rio de Janeiro suas versões das obras do artista português
Oi Futuro mostra releituras de Bordallo Pinheiro
BuscarOi Futuro mostra releituras de Bordallo Pinheiro
BuscarVik Muniz e outros artistas brasileiros exibem no Rio de Janeiro suas versões das obras do artista português
Meio & Mensagem
15 de julho de 2013 - 3h43
Será aberta na noite desta segunda-feira, 15, no espaço Oi Futuro, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro a exposição “Universo Bordallo”, com obras de 20 artistas brasileiros que fazem suas próprias releituras do legado deixado pelo artista português Rafael Bordallo Pinheiro.
Tendo passado por Belo Horizonte, a exposição ganha na capital fluminense uma nova curadoria – de Alberto Saraiva – e trabalhos de videoarte inéditos, “apresentando um contraponto entre a técnica tradicional desenvolvida na fábrica Bordallo Pinheiro e as novas tecnologias”.
Entre os artistas presentes na exposição – patrocinada pela Oi, Portugal Telecom e EDP Energias do Brasil – estão Vik Muniz, Tunga, Barrão, Regina Silveira, Maria Lynch e Isabela Capeto. “É uma oportunidade de constatar a atualidade da obra deste artista português que construiu um universo orgânico baseado na ironia social e política”, comenta Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro.
O artista, jornalista, escritor e cartunista Bordallo Pinheiro morou no Brasil de 1875 a 1879. Alguns anos depois disso, em 1899, ele chegou a oferecer ao então presidente Deodoro da Fonseca uma de suas peças, a “Jarra de Bethoven”, com 2,6 metros de altura. O objeto, hoje, é exposto no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
O acesso à mostra “Universo Bordallo” é gratuito. Outra iniciativa social da Oi anunciada nesta segunda-feira, mas em parceria, neste caso, com a Coca-Cola é voltada ao público jovem. As empresas estão levando internet wi-fi gratuita a 50 locais de concentração de jovens, entre bares, restaurantes e lanchonetes no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. A iniciativa, em uma segunda fase, também chegará às demais cidades-sede da Copa de 2014 – Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Paulo.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros