Assinar

Oi Futuro mostra releituras de Bordallo Pinheiro

Buscar

Oi Futuro mostra releituras de Bordallo Pinheiro

Buscar
Publicidade
Marketing

Oi Futuro mostra releituras de Bordallo Pinheiro

Vik Muniz e outros artistas brasileiros exibem no Rio de Janeiro suas versões das obras do artista português


15 de julho de 2013 - 3h43

Será aberta na noite desta segunda-feira, 15, no espaço Oi Futuro, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro a exposição “Universo Bordallo”, com obras de 20 artistas brasileiros que fazem suas próprias releituras do legado deixado pelo artista português Rafael Bordallo Pinheiro.

Tendo passado por Belo Horizonte, a exposição ganha na capital fluminense uma nova curadoria – de Alberto Saraiva – e trabalhos de videoarte inéditos, “apresentando um contraponto entre a técnica tradicional desenvolvida na fábrica Bordallo Pinheiro e as novas tecnologias”.

Entre os artistas presentes na exposição – patrocinada pela Oi, Portugal Telecom e EDP Energias do Brasil – estão Vik Muniz, Tunga, Barrão, Regina Silveira, Maria Lynch e Isabela Capeto. “É uma oportunidade de constatar a atualidade da obra deste artista português que construiu um universo orgânico baseado na ironia social e política”, comenta Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro.

O artista, jornalista, escritor e cartunista Bordallo Pinheiro morou no Brasil de 1875 a 1879. Alguns anos depois disso, em 1899, ele chegou a oferecer ao então presidente Deodoro da Fonseca uma de suas peças, a “Jarra de Bethoven”, com 2,6 metros de altura. O objeto, hoje, é exposto no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

O acesso à mostra “Universo Bordallo” é gratuito. Outra iniciativa social da Oi anunciada nesta segunda-feira, mas em parceria, neste caso, com a Coca-Cola é voltada ao público jovem. As empresas estão levando internet wi-fi gratuita a 50 locais de concentração de jovens, entre bares, restaurantes e lanchonetes no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. A iniciativa, em uma segunda fase, também chegará às demais cidades-sede da Copa de 2014 – Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Paulo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também