Oi propõe novo plano de recuperação judicial
Proposta oferece, entre outras coisas, venda de ativos como a unidade ClientCo, que tem 4 milhões de clientes de fibra e da participação na V.tal, empresa de rede neutra
Oi propõe novo plano de recuperação judicial
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BuscarProposta oferece, entre outras coisas, venda de ativos como a unidade ClientCo, que tem 4 milhões de clientes de fibra e da participação na V.tal, empresa de rede neutra
Sergio Damasceno Silva
6 de fevereiro de 2024 - 15h15
A Oi protocolou nesta terça-feira, 6, na 7ª Vara Empresarial do Rio, a nova proposta do plano de recuperação judicial.
O plano, de fato, teve aprovação do conselho de administração, após ampla negociação com credores.
A nova versão deverá passar por votação em assembleia geral de credores, prevista para acontecer no início de março.
Posteriormente, vai para a homologação pelo juízo da recuperação judicial.
A Oi tem dívida de R$ 45 bilhões.
Dessa forma, com o novo plano, a Oi pretende alcançar a reestruturação das dívidas financeiras para se adequar à capacidade de pagamento.
Isso deve acontecer sem comprometer sua operação e a expansão de seus negócios no segmento de fibra óptica, principal produto da companhia.
Entre as propostas, está prevista a captação, via empréstimo prioritário, de até US$ 650 milhões.
Ainda, a companhia espera poder captar outros recursos, seja por aumento eventual de capital ou pela contratação de novas linhas de crédito para o refinanciamento das dívidas.
Para essas operações, a Oi teria como garantia a venda de ativos como a unidade produtiva isolada (UPI) ClientCo, empresa de fibra óptica que tem 4 milhões de clientes.
Também na proposta está a eventual venda da participação da V.tal, empresa de rede neutra.
O plano prevê, além disso, a reestruturação dos créditos de fornecedores take or pay (que são contratos com garantia de consumo mínimo), em consonância com as negociações em andamento com empresas de torres e satélites.
Por outro lado, no ano passado, a Oi chegou, até o final do terceiro trimestre, a 4 milhões de casas conectadas por fibra óptica, com crescimento anual de receita de 6% para esse serviço.
Portanto, a fibra é o principal produto da companhia, com cerca de 60% da receita da nova Oi (sem abranger o legado).
Assim, na estratégia de aumentar a participação da Oi Fibra no mercado, a Oi renovou o portfólio, criou alternativas com preços mais atraentes e lançou novos produtos.
A estratégia comercial da companhia considera a política de aquisições muito mais rígida para evitar aumento da taxa de inadimplência e garantir receita sustentável.
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