Oportunidades da Copa – Fortaleza
Investimentos públicos e privados para o torneio devem fortalecer ainda mais o setor turístico
Investimentos públicos e privados para o torneio devem fortalecer ainda mais o setor turístico
Meio & Mensagem
9 de novembro de 2011 - 11h28
Por Antonio Carlos Santomauro
A realização do Expo Sport na capital cearense (entre os dias 3 e 5 de novembro) sinalizou o clima de entusiasmo e planejamento do mercado local, revelando o envolvimento do setor de comunicação na preparação para a Copa. Integrou a organização da feira o grupo Verdes Mares, composto pelo jornal Diário do Nordeste, TV Diário e duas emissoras de rádio (também faz parte do grupo a TV Verdes Mares, afiliada local da Globo). “Até a Copa deveremos ter outros projetos associados a esse evento”, projeta Antônio Vidal, diretor comercial do Sistema Verdes Mares.
Já o grupo O Povo – que além do jornal do mesmo nome inclui também uma emissora de TV, rádios e portais de web – lançou um livro comemorativo da reinauguração, em setembro último, do estádio Presidente Vargas, de propriedade da prefeitura de Fortaleza e provável local de treinamento de seleções durante a Copa.
Também faz parte da estratégia de Copa do Mundo de O Povo a associação, formalizada há pouco mais de seis meses, com o diário esportivo Lance, para um trabalho conjunto no site esportivo mantido pelo grupo cearense. O Lance agora fornece conteúdo nacional para esse site, e seu parceiro se responsabiliza pelas informações locais. “Antes o site quase não tinha demanda publicitária e agora conta com anunciantes do porte da Fiat. Isso tem a ver com a Copa”, acredita Demócrito Rocha Dummar Filho, diretor de mídias digitais de O Povo.
Turismo
Incluída como uma das sedes nordestinas na Copa 2014 (as outras são Salvador, Recife e Natal), Fortaleza é, hoje, um dos destinos nacionais mais visitados por estrangeiros. Com os investimentos públicos e privados para a realização do torneio, a cidade espera que seu potencial turístico seja ainda mais explorado. Esse entusiasmo foi renovado pela confirmação de Fortaleza como uma das sedes do evento que mais receberá jogos, seis ao todo – inclusive jogos da Seleção Brasileira.
O governo do estado garante entregar antes do início do evento, além do pacote de obras oficiais exigidas pela Fifa, um vasto leque de outras iniciativas: metrô na capital, aeroportos regionais, revitalização de regiões urbanas degradadas, entre outras. O aparato de infraestrutura com o qual Fortaleza receberá a Copa do Mundo inclui um novo estádio para a realização dos jogos: a Arena Castelão está sendo construída em sistema de Parceria Público-Privada com um pool de empresas, e deve ser inaugurada no final de 2012.
Durante o torneio, estima Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa 2014 do governo cearense, a região de Fortaleza receberá aproximadamente 700 mil turistas, do exterior e de outros estados. A capital cearense é a terceira cidade brasileira mais visitada por turistas (nesse ranking, perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro). Com obras como o novo centro de exposições e convenções, Feitosa espera que o local seja mais procurado para turismo de negócios e eventos. “Temos hoje grande demanda reprimida por espaços para essa finalidade”, afirma.
Envolvimento
Uma das agências locais mais envolvidas no processo de comunicação relacionado à presença da Copa do Mundo no Ceará é a Slogan, que faz parte do grupo apto a atender ao governo estadual local. A agência participa desse processo desde a fase de elaboração das peças com as quais Fortaleza pleiteou a condição de sede do evento, e nele mantém-se até agora.
Diretor-presidente e de criação da Slogan, Sérgio Fiuza reconhece: no segmento dos anunciantes privados locais, embora muitas marcas discutam o tema, poucas estão engajadas no desenvolvimento de ações associadas à Copa. “Mas devem surgir muitas ações. Será uma grande oportunidades para marcas locais reafirmarem sua força regional e mesmo consolidarem aspirações nacionais”, aposta.
“Já apresentamos nosso planejamento para ações promocionais da Coca-Cola, a serem implementadas até a Copa no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Bahia”, conta Gabriela Linhares, sócia-diretora da 101º Macaco, agência cearense responsável pelo trabalho de ativação da marca Coca-Cola em alguns eventos relacionados à Copa no ano passado e no anúncio da cidade de Manaus como uma das sedes da Copa de 2014.
Para Andrey Ohama, outro sócio-diretor da 101º Macaco, a Copa impactará a publicidade no Ceará não apenas pela possível geração de mais verbas, mas também pelo impulso a ferramentas hoje menos valorizadas. “Ela fortalecerá o marketing promocional, ainda pouco aproveitado no mercado local”, acredita.
Leia reportagem completa na edição Meio & Mensagem Especial Oportunidades da Copa
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