Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos e economia apertada
Necessidade de se adaptar ao bolso do consumidor impulsiona estratégia de lançamentos para a maior venda de chocolates do ano
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Taís Farias
5 de abril de 2023 - 6h00
A Páscoa 2023, comemorada no dia 9 de abril, terá um recorde de lançamentos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Segundo apurado com as companhias que fazem parte da instituição, serão oferecidos 440 itens para a data, sendo 163 lançamentos.
O número representa um aumento de 9% e um recorde na média histórica. No ano passado, as indústrias registraram 10 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa. Um aumento de 13% sobre a produção de 2021.
O recorde de lançamentos contrasta com um cenário econômico ainda desafiador. Em janeiro, o valor médio da cesta de consumo básica de alimentos diminuiu em sete das oito capitais analisadas pela plataforma Cesta de Consumo Horus & FGV Ibre. Porém, em São Paulo, por exemplo, o valor da cesta está avaliado em R$ 850,68 frente a um salário-mínimo de R$1.302,00. São muitas as explicações para esses movimentos que podem parecer, no mínimo, dissonantes.
O primeiro deles é que o aumento no número de lançamentos não quer dizer, obrigatoriamente, mais ovos de Páscoa nas gôndolas. Entre os 163 novos produtos, registrados pela Abicab, há uma variação de tamanhos, formatos e tipos de chocolates.
Somam, ainda, os produtos que se destinam a nichos de mercado. “O consumidor vai ter muito mais opções de escolha”, aponta Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab.
Nestlé e Garoto produziram 12 milhões de unidades de ovos para a Páscoa, na fábrica em Vila Velha. Um aumento de quase 10% em comparação com o volume do ano anterior. Além de seis novos ovos, a companhia continua impulsionando as vendas de outros formatos.
“Sabemos a importância que as caixas de bombons e os tabletes possuem nesse período como complemento ou até mesmo como opção principal de compra”, explica Marcos Freitas, gerente de marketing da Nestlé Brasil.
O Data Shopee, levantamento da plataforma de comércio eletrônico com seus consumidores, apontou que as barras de chocolate venderam 200% mais que ovos de Páscoa, entre fevereiro e março, na plataforma.
Entre os produtos mais procurados estão: patinha de coelho de chocolate, cesta, ovo de Páscoa e coelho de chocolate. Itens que remetem à preparação para data a o hábito de presentear.
Outro fator importante é que, por ser o momento de maior consumo de chocolate do ano, a produção da Páscoa começa cerca de um ano e meio antes do evento em si. Essa antecedência não elimina as flutuações econômicas, mas faz com que as companhias precisem antecipar essas variáveis em pelo menos 18 meses.
“Nesta data, todos os itens têm alta, tanto os sazonais, como os ovos de chocolate, quanto os de linha regular, como barras e caixas de variedades. O evento Páscoa passou a ser sobre chocolate e não apenas Ovos de Páscoa”, conta Fabiola Menezes, diretora de marketing de chocolates da Mondelēz Brasil.
Para driblar os efeitos da economia, a estratégia das companhias tem sido investir em eficiência de produção para garantir que seus produtos cheguem ao mercado com um preço competitivo.
Apesar desses fatores e os desafios econômicos, a Páscoa é beneficiada por padrões no comportamento de consumo e uma associação entre a data e um momento de partilha entre família e amigos.
Dados da Neotrust, unidade de Data Intelligence do ecossistema TGroup, indicaram um faturamento total de R$6,5 bilhões na Páscoa de 2022, valor superior ao ano de 2021. “O chocolate é um produto de muita aceitação. Mesmo nos piores momentos da pandemia, nós continuamos vendendo e crescendo”, aponta o presidente da Abicab.
Ele também destaca que, do ponto de vista de saúde, 2023 é o ano com a situação mais controlada com relação à pandemia, na comparação com os últimos anos.
“É uma data que marca as pessoas, que se planejam para passar em família e trocar presentes. E o comportamento do brasileiro tem um aspecto fundamental: ele faz questão de presentear com chocolate”, destaca a diretora de marketing de chocolates da Mondelēz Brasil sobre o evento.
Confira a cobertura do evento Maximidia 2023 com o Meio & Mensagem.
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