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Peugeot busca reestruturação na Europa

Montadora francesa pode negociar aumento da participação dos seus parceiros no capital da empresa ou ainda receber aporte público

i 5 de julho de 2013 - 8h31

O aumento da participação da Dongfeng, segunda maior montadora chinesa, no capital da PSA Peugeot Citroën é uma das alternativas aventadas por fontes do mercado financeiro ouvidas pelo jornal Valor Econômico na tentativa de estancar as perdas da marca francesa na Europa, seu principal mercado. Já a General Motors, dona de 7% da PSA, declarou que não pretende expandir a sua fatia. Outra possibilidade seria um aporte de aproximadamente € 5,8 bilhões até o fim de 2015 bancados pelo governo com o aval da União Europeia para salvar os cem mil funcionários da companhia na França.

Com valor de mercado estimado em € 2,3 bilhões, a PSA montou em Wuhan, na China, a maior planta industrial da marca, com capacidade para produzir 750 mil carros ao ano em parceria com a Dongfeng. Hoje, a PSA ainda permanece na segunda posição no mercado automobilístico europeu, porém cada vez mais distante da alemã Volkswagen, líder do setor com 25% de share. As dificuldades enfrentadas pela PSA refletem uma queda de 11% na compra de carros novos na França no primeiro semestre, mesma situação vivida também na Espanha (4,9%) e Itália (10%).

Desencadeado pela crise na economia europeia, o declínio vai além do cenário de crise e pode estar relacionado à mudança de comportamento dos jovens, que têm hoje outras prioridades em sua lista de compras. Ainda assim, analistas estimam um avanço entre 2% a 4% nas vendas globais de carros em 2013, para algo em torno de 80 milhões de unidades.

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