Assinar

O segredo da Avon para liderar o mercado de maquiagem no Brasil

Buscar

O segredo da Avon para liderar o mercado de maquiagem no Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

O segredo da Avon para liderar o mercado de maquiagem no Brasil

Juliana Barros, diretora de marketing e comunicação da Avon, revela os fatores que levaram a marca a vender 20 milhões de unidades de maquiagem em 2024


3 de fevereiro de 2025 - 6h10

A Avon se consolidou como líder no mercado de cosméticos no Brasil ao vender mais de 20 milhões de unidades de maquiagem para mais de 9 milhões de brasileiros em 2024, segundo dados da Kantar.

“A história de uma marca centenária se pauta muito, principalmente, em reputação, respeito e confiança. Nenhuma marca dura tanto tempo no mercado se ela não tem esses atributos”, salienta Juliana Barros, diretora de marketing e comunicação da marca, adquirida pela Natura em 2020.

Avon

Juliana Barros, diretora de marketing e comunicação da Avon (Crédito: Divulgação)

No entanto, segundo Juliana, a chave do sucesso da Avon no setor de maquiagens se deve, principalmente, ao seu pilar de inovação, que se faz presente em duas vertentes essenciais para a marca: produto e comunicação.

Ao longo de 138 anos de história, a Avon, diz a porta-voz, sempre investiu em novas tecnologias que pudessem entregar produtos que atendessem às necessidades de beleza buscadas pelas mulheres, público-alvo da marca.

Inovação nos produtos

Somente em 2024, a Avon lançou uma série de produtos que reforçam esse compromisso com a inovação. Um exemplo foram as Máscaras Exxtravagant, disponíveis, agora, em duas versões, incluindo uma à prova d’água. A marca também ampliou a linha Power Stay, com um batom em nova fórmula e novas cores, que venderam mais de 2,3 milhões de unidades em menos de um ano, além da nova versão do esmalte Power Stay, que promete durar até 8 dias.

A companhia ainda expandiu as opções de tons de base da linha Tratamake, que une maquiagem e skincare e que trouxe um novo batom, com um novo acabamento. Fora isso, a Avon também lançou a linha Ultra Color Sunkissed, com produtos multifuncionais.

“Mas para conseguir entregar o que o consumidor está buscando, tem que investir em tecnologia, investir em inovação, desenvolver e testar fórmulas até chegar no produto ideal”, comenta Juliana.

Neste sentido, em 2019, após realizar a pesquisa Black Paper, em parceria com Grimpa, que revelou que 70% das mulheres pretas e pardas do Brasil não estão satisfeitas com as opções de produtos específicos para seu tipo de pele e que 46% desistiram da compra de uma base, pó ou corretivo por não encontrar o tom compatível com a sua pele, os times de pesquisa e inovação da Avon se uniram à maquiadora Daniele Damata, especializada em pele negra, para uma revisão de portfólio e desenvolvimento de uma nova paleta mais inclusiva, lançada em 2020.

“Identificamos que o Brasil tem uma miscigenação muito diferenciada e muito própria, que é diferente da miscigenação da Europa, da África ou dos Estados Unidos ou de qualquer outro lugar”, complementa Juliana.

Omnicanalidade

Ainda dentro do pilar de produto, recentemente, a Avon expandiu suas frentes de venda, ao entrar no varejo físico e online, em parceria com a Soneda. Além disso, inaugurou sua própria loja no Mercado Livre e ampliou sua parceria com a Bel Cosméticos, oferecendo os produtos em mais de 25 pontos de venda.

A diretora enfatiza que a marca decidiu ir para o varejo físico para complementar a experiência do consumidor. “Ir para o varejo físico foi um passo muito importante para as pessoas também experimentarem os produtos, sentirem o produto, pegarem na mão os produtos. Porque é uma experiência que o online e a venda direta muitas vezes não proporciona, principalmente o online”, frisa.

Apesar disso, Juliana salienta que as tradicionais consultoras de beleza da Avon, também conhecidas como revendedoras, continuam sendo o coração a marca, uma vez que movimenta a sociedade, proporcionando empregabilidade para mulheres que, muitas vezes, são dependentes financeiras de seus companheiros. “Não simplesmente vendemos pela revista: preparamos uma consultora através de treinamentos, através de conhecimento para ela fazer uma consultoria de beleza para sua cliente e levar informações adicionais que muitas vezes no online ou em outros canais, ela não tem”, ressalta.

Comunicação

Além de estar presente em diversos pontos de venda, outro ponto fundamental para a Avon é estar em todos os canais nos quais o consumidor está.

“Estar presente nos canais onde os consumidores estão e a linguagem que você usa para a marca também tem que ser revisitada a todo momento, porque as gerações mudam cada vez mais rápido”, destaca a executiva. No entanto, para Juliana, o que deve continuar o mesmo é o propósito da marca que, no caso da Avon, é colocar a mulher no centro tanto do desenvolvimento de produtos quanto da comunicação.

Para isso, a Avon utiliza a estratégia de se associar a grandes nomes, conhecidos em todo o Brasil. “Buscamos trazer celebridades que abracem todas as gerações”, conta. Pensando nisso, na semana passada, a Avon uniu suas embaixadoras Ana Castela e Ivete Sangalo em uma campanha, criada pela VML (veja abaixo), que apresenta a promoção exclusiva “Festa do Batom”, que entregará mais de mil prêmios, entre eles uma casa própria.

“A escolha das influenciadoras, das celebridades é muito importante”, pontua Juliana. “Tem que conversar muito com os valores da marca, tem que estar muito conectada com essa questão de colocar a mulher no centro”, conclui.

https://www.youtube.com/watch?v=_cqMC-veIbg

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Amstel, L’Oréal e Sephora se destacam na Parada do Orgulho LGBT+

    Amstel, L’Oréal e Sephora se destacam na Parada do Orgulho LGBT+

    Estudo da Buzzmonitor destaca ainda que a cobertura do evento e as celebridades que marcaram presença nele também movimentaram as conversas nas redes sociais

  • Tatá Werneck resolve “crises da Neosa” em campanha de Neosaldina

    Tatá Werneck resolve “crises da Neosa” em campanha de Neosaldina

    Na ação, atriz interpreta uma atendente da Central de Crises da Neosa, que soluciona as dores de cabeça com ideias nada convencionais