Subway entra com pedido de recuperação judicial no Brasil
Rede de lanchonetes é controlada pela Southrock, mesma companhia que perdeu a licença do Starbucks no País, no ano passado, e que já envia encaminho pedido de recuperação à justiça
Nessa segunda-feira, 11, a rede de lanchonetes Subway encaminhou um pedido de recuperação judicial à Justiça de São Paulo.
De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, a empresa teria acumulado uma dívida de R$ 482 milhões.
O pedido de recuperação judicial foi feito pela Southrock, controladora da marca no Brasil.
Na época, no entanto, a Southrock havia deixado a rede Subway de fora do processo de recuperação judicial. Porém, agora, segundo a reportagem da Folha, a proprietária da marca Subway nos Estados Unidos também enviou uma notificação à companhia, que acabou levando ao pedido de recuperação judicial.
A reportagem da Folha explica que, no pedido, a Southrock argumenta que um grupo de credores passou a exigir o pagamento imediato de alguns valores, algo inviável financeiramente para a empresa.
Em comunicado enviado à reportagem nesta quinta-feira, 14, a Southrock confirma o pedido de recuperação judicial e esclarece que sua atividade “não se confunde com aquela exercida pelos franqueados da marca”. Leia, abaixo:
A SouthRock esclarece que, nesta semana, deu início ao processo de Recuperação Judicial do grupo de CNPJs que até recentemente era responsável pela gestão das franquias Subway no Brasil, devido a, entre outras circunstâncias, o cancelamento da sua licença de operação.
Cabe esclarecer, ainda, que sua atividade enquanto gestora das franquias não se confunde com aquela exercida pelos franqueados da marca e operadores das lojas, não abrangidos pelo processo.
Southrock e operações no Brasil
Além de Subway e da Starbucks, a Southrock também é controladora das operações brasileiras das redes TGI Fridays e Eataly.
Com o pedido de recuperação judicial feito em dezembro, a marca tenta conseguir um prazo para efetivar os pagamentos aos credores e, também, negociar a operação das marcas com outros interessados.