Vibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
Companhias eram parcerias no ramo de lojas de conveniência desde 2020 e manterá a parte da BR Mania, com a marca Vem Conveniência S.A
Vibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
BuscarVibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
BuscarCompanhias eram parcerias no ramo de lojas de conveniência desde 2020 e manterá a parte da BR Mania, com a marca Vem Conveniência S.A
Meio & Mensagem
1 de dezembro de 2023 - 16h44
Após meses de negociação, a Vibra anunciou nessa quinta-feira, 30, que desfez a parceria com a Americanas S.A para ficar com 100% da marca de lojas de conveniência BR Mania.
De acordo com o Fato Relevante, “o negócio Lojas Local segue com uma empresa 100% pertencente à Americanas S.A e o negócio BR Mania, com uma nova empresa cujas ações são integralmente detidas pela Vibra e que continuará usando o nome empresarial Vem Conveniência S.A”.
O cenário das lojas de conveniência em 2023
A Americanas e a Vibra formalizaram a joint venture para atuar no mercado de proximidade e conveniência em fevereiro de 2022. A operação passou a integrar as lojas BR Mania, da Vibra, e Local, da Americanas, nascendo com uma rede de mais de 1.250 lojas. Cada uma das companhias tinha participação de 50% na joint venture.
Em janeiro de 2023, a Vibra Energia havia informado, também por Fato Relevante, que seu Conselho de Administração havia notificado a Americanas para imediato encerramento da joint venture, que originou as lojas Vem Conveniência.
A decisão aconteceu após ter vindo a público, em janeiro, a revelação das inconsistências contábeis da Americanas S.A.
Ao desfazer o acordo a Vibra Energia informa que pagou para a Americanas S.A o valor de R$ 192 milhões em razão da diferença no valor dos negócios.
No comunicado, a companhia diz que “espera prosseguir com o crescimento já verificado e desenvolver ainda mais o seu negócio de conveniência, como parte indispensável na sua proposta de valor para a revenda e consumidores de sua rede de postos.”
Compartilhe
Veja também
Festival de Verão Salvador 2025 bate recorde de receita em patrocínios
Edição de 2025 do festival conta com cerca de 20 marcas parceiras, entre elas, Banco do Brasil, Tim, Amstel, Coca-Cola, Nivea e Smirnoff
Média de avaliações de bares e restaurantes no Google é de 4,3 estrelas
Estudo da Abrasel, em parceria com a Harmo, revela que mais de 83% dos reviews desses estabelecimentos tiveram 4 ou 5 estrelas