Vibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
Companhias eram parcerias no ramo de lojas de conveniência desde 2020 e manterá a parte da BR Mania, com a marca Vem Conveniência S.A
Vibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
BuscarVibra fica com a marca BR Mania e desfaz joint venture com Americanas
BuscarCompanhias eram parcerias no ramo de lojas de conveniência desde 2020 e manterá a parte da BR Mania, com a marca Vem Conveniência S.A
Meio & Mensagem
1 de dezembro de 2023 - 16h44
Após meses de negociação, a Vibra anunciou nessa quinta-feira, 30, que desfez a parceria com a Americanas S.A para ficar com 100% da marca de lojas de conveniência BR Mania.
De acordo com o Fato Relevante, “o negócio Lojas Local segue com uma empresa 100% pertencente à Americanas S.A e o negócio BR Mania, com uma nova empresa cujas ações são integralmente detidas pela Vibra e que continuará usando o nome empresarial Vem Conveniência S.A”.
O cenário das lojas de conveniência em 2023
A Americanas e a Vibra formalizaram a joint venture para atuar no mercado de proximidade e conveniência em fevereiro de 2022. A operação passou a integrar as lojas BR Mania, da Vibra, e Local, da Americanas, nascendo com uma rede de mais de 1.250 lojas. Cada uma das companhias tinha participação de 50% na joint venture.
Em janeiro de 2023, a Vibra Energia havia informado, também por Fato Relevante, que seu Conselho de Administração havia notificado a Americanas para imediato encerramento da joint venture, que originou as lojas Vem Conveniência.
A decisão aconteceu após ter vindo a público, em janeiro, a revelação das inconsistências contábeis da Americanas S.A.
Ao desfazer o acordo a Vibra Energia informa que pagou para a Americanas S.A o valor de R$ 192 milhões em razão da diferença no valor dos negócios.
No comunicado, a companhia diz que “espera prosseguir com o crescimento já verificado e desenvolver ainda mais o seu negócio de conveniência, como parte indispensável na sua proposta de valor para a revenda e consumidores de sua rede de postos.”
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros