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Marketing

Vivo assumirá produtos Telefônica em abril

Mudança de marca envolve os serviços de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura


5 de abril de 2012 - 3h39

A unificação das marcas do Grupo Telefônica será concretizada em 15 de abril. Na ocasião, todos os serviços oferecidos até então pela Telefônica adotarão a bandeira Vivo. Os produtos e serviços não sofrerão alteração em tarifas, funcionalidades e atendimento. A marca Telefônica, no entanto, não será aposentada. Ela será mantida para comunicação institucional.

O grupo começou a comunicar seus assinantes sobre a mudança por meio de uma página especial na internet disponibilizada tanto no site da Telefônica quanto no da Vivo. A divulgação da troca das marcas será assinada pelas agências Africa, DPZ e Publicis, que venceram em janeiro a concorrência promovida pela Telefônica e que envolveu ainda a DM9DDB, a Y&R e a inglesa VCCP.

Na área de telefonia, a Linha Fixa Telefônica e o Telefônica 15 passarão a se chamar, respectivamente, Vivo Fixo e Vivo 15. Os telefones públicos, os populares orelhões, também estamparão a marca Vivo. Na internet, o Speedy e o Ajato terão a mesma denominação – Vivo Speedy –, enquanto a Fibra Banda Larga será conhecida como Vivo Speedy Fibra.

Já na TV por assinatura, a companhia de origem espanhola irá adotar a mesma nomenclatura para os serviços da Telefônica TV Digital (TTD) e da TVA, que serão batizadas como Vivo TV. A Fibra TV, por sua vez, passará a se chamar Vivo TV Fibra.

Além disso, as 150 lojas e pontos de atendimento da Telefônica espalhados pelo Estado de São Paulo (Estado original de concessão da Telefônica) serão transformados em lojas e pontos Vivo, com a venda de produtos quadruple play (telefonia fixa, móvel, banda larga e TV paga) e triple play (telefonia fixa, banda larga e TV paga).

Após a implementação da nova denominação dos produtos, o Grupo Telefônica trabalhará mundialmente com três marcas comerciais: Vivo (Brasil), Movistar (Espanha e América Latina) e O2 (Europa, exceto Espanha).

A companhia investiu R$ 6 bilhões em sua operação brasileira no ano passado. Até 2012, o plano de expansão prevê investimentos de R$ 24,3 bilhões. Parte deles serão destinados a comunicação. Dados do ranking Agências & Anunciantes de 2010 mostram a Vivo em 16º lugar, com R$ 218 milhões destinados a compra de mídia, e a Telefônica em 40º, com R$ 118 milhões. Somadas, as duas marcas chegaram a R$ 336 milhões, o que coloca a conta entre as sete maiores do País.

Com receita líquida de R$ 23,2 bilhões em 2009, o Grupo Telefônica atua no Brasil com as empresas Telefônica SP, Atento, A.Telecom, Terra, TGestiona, TESB, Telefônica Internacional Wholesale Services (TIWS) e Vivo.

Concorrência
A América Móvil, dona das marcas Claro, Embratel e Net, também passa por processo semelhante. Desde 1º de março, os serviços residenciais oferecidos pela Embratel foram rebatizados. Com isso, a TV por assinatura Via Embratel virou Claro TV, e o serviço de telefonia fixa Livre ganhou a denominação Claro Fixo. A Embratel continuou como responsável pela estrutura e pelos negócios, e recebeu o reforço da Claro nas áreas de vendas e marketing.

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