Ascensão da cultura maker inspira reality da Discovery
Com apresentação de Marcelo Tas, Batalha Makers desafia dez participantes a provarem sua criatividade e competirem por prêmio de R$ 50 mil
Ascensão da cultura maker inspira reality da Discovery
BuscarAscensão da cultura maker inspira reality da Discovery
BuscarCom apresentação de Marcelo Tas, Batalha Makers desafia dez participantes a provarem sua criatividade e competirem por prêmio de R$ 50 mil
Luiz Gustavo Pacete
16 de abril de 2019 - 13h00
O canal Discovery apresentou nesta terça-feira, 16, o reality show Batalha Makers Brasil. Inspirado no conceito “faça você mesmo” (do it yourself ou DIY), o programa desafia dez participantes em provas que envolvem tecnologia e criatividade na disputa por R$ 50 mil, além do título de Melhor Maker do Brasil. Com o comando do apresentador Marcelo Tas, o Batalha Maker estreia em 28 de abril e será semanal, totalizando oito episódios, de uma hora cada, na primeira temporada.
Quando a cultura maker encontra a gambiarra
Ao Meio & Mensagem, Adriana Cechetti, diretora de produção da Discovery no Brasil, explica que a sugestão foi feita pela produtora Academia de Filmes e veio de encontro a duas grandes tendências que já apareciam no radar do Discovery. “Já apareciam no canal ‘Pop Science’ e ‘DIY’, a onda do faça você mesmo que invade desde lojas de construção até vídeos de redes sociais. É importante ressaltar que, embora o tema da cultura maker permeie o reality, a estrela do programa são os ‘fazedores’, ou seja, qualquer pessoa que goste de criar e transformar objetos com as próprias mãos”, explica Adriana.
Adriana ressalta que a crescente quantidade de laboratórios, os chamados “fab labs” que se espalham nas cidades brasileiras, mostram que o tema é uma tendência porque cada vez mais parte da população se preocupa com o que consome e de onde vêm seus produtos. “Porque não criar um produto que atenda perfeitamente as necessidades de cada um, com as próprias mãos, conhecendo sua origem, além de ter um custo benefício mais atraente?”, questiona.
A Nintendo e o valor agregado de um papelão
Os makers selecionados terão como cenário principal um laboratório com ferramentas como cortadoras a laser e impressoras 3D, entre outros. Os participantes da primeira temporada são Ana Borba, engenheira civil; Deriel Huber, estudante de engenharia; Djalma Ladim, marceneiro e designer de produto; Gabriel Checchinato, estudante de engenharia mecatrônica; Iane Cabral, designer de wearables; Marcio Okabe, origamista; Mauricio Oliveira, professor de arquitetura e urbanismo, Febronio, artista audiovisual; Rafael Arevalo, maker; e Sol Santin, artista multimídia.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King