Assinar

Quadrinhos e celular: Cartoon traz formato CN Comics ao Brasil

Buscar

Quadrinhos e celular: Cartoon traz formato CN Comics ao Brasil

Buscar
Publicidade
Mídia

Quadrinhos e celular: Cartoon traz formato CN Comics ao Brasil

A cada semana, canal infantil disponibiliza, em seu app, de forma gratuita, novas histórias com personagens já conhecidos, para serem lidas no ambiente mobile


11 de outubro de 2022 - 7h33

Uma audiência que é nativa digital desde o berço obriga o Cartoon Network, marca de conteúdo infantil com 30 anos de existência, a testar, constantemente, novas maneiras de impactar seu público – e se engajar com ele – por múltiplas telas.

Tirinha Any Malu é a primeira a fazer parte do projeto CN Comics (Crédito: Divulgação)

O mais recente movimento do canal nesse sentindo chega ao Brasil agora e combina as tradicionais histórias em quadrinhos com o ambiente mobile. O CN Comics consiste em tirinhas verticais, disponibilizadas no aplicativo do Cartoon, que convida o público a acompanhar as histórias de forma a ter a sensação de leitura infinita.

A ideia, segundo a marca, foi trazer uma roupagem diferente para as histórias em quadrinhos que, tradicionalmente, são regradas por páginas e mídia impressa. O conteúdo das histórias foi elaborado por parceiros do Cartoon, com a ideia de aprofundar a relação do público com personagens que eles já conhecem.

“Esse é nosso ponto de partida e, para isso, conversamos com muitos de nossos parceiros atuais que já têm histórias de sucesso conosco. Esse é o caso de Any Malu, que lançamos recentemente em conjunto com o Combo Estúdio”, conta Artur Tilieri, diretor de produto e estratégia para o núcleo infantil da Warner Bros Discovery. Any Malu, como ele diz, é uma das histórias já disponibilizadas em formato de tirinhas verticais.

O executivo conta que, para o processo criativo, o canal envolveu seus criadores originais para trabalhar em conjunto, repensando os personagens em um espaço vertical para celular. Esse processo, segundo ele, exigiu algumas adaptações.

“Um bom exemplo são os textos maiores por conta de telas pequenas. Outra coisa é a liberdade e inovação que a arte vertical traz, incluindo mais espaçamento entre os quadros e o atoo de scrolling da tela pelo usuário como algo mais divertido, o que é essencial para o DNA do Cartoon Network”, conta.

Tendências do mercado infantil

Tilieri conta que o projeto surgiu a partir da proposta da marca de estar sempre atenta às tendências de mercado e as inovações que permeiam o público. O diretor relata que, nos últimos anos, a empresa adotou algumas metodologias ágeis, como o Scrum, em seus processos digitais, o que lhes permite mapear demandas, solucionas questões de forma ágil, além de montar estratégias rápidas para aproveitar as melhores oportunidades.

Além de Any Malu, que já está disponível no app do Cartoon, o público poderá ver, em breve, a história Vilanesco, que trará o clima de Halloween. A cada quarta-feira, um novo capítulo das histórias verticais será lançado. “Os fãs podem esperar e buscar a #QuartadeQuadrinhos para conferir semanalmente as narrativas dos seus personagens favoritos. Temos um calendário já mapeado para 2023 com muitas novidades nesse segmento”, promete.

Publicidade

Compartilhe

Veja também