Assinar

Cenp-Meios aponta movimento de R$ 13,6 bilhões até setembro

Buscar

Cenp-Meios aponta movimento de R$ 13,6 bilhões até setembro

Buscar
Publicidade
Mídia

Cenp-Meios aponta movimento de R$ 13,6 bilhões até setembro

Relatório mostra crescimento de 11,8% em relação a 2021, com destaque para o desempenho de out-of-home e internet


8 de dezembro de 2022 - 8h37

(Crédito: Shutterstock)

O Cenp-Meios reportou um investimento de R$ 13,6 bilhões em compra de mídia no Brasil de janeiro e setembro de 2022.

O valor representa um crescimento de 11,85% em comparação com o relatório do Cenp-Meios referente ao período entre janeiro e setembro e 2021, quando o relatório apontou um investimento em compra de mídia de R$ 12,2 bilhões.

Os dados foram reportados pelas 316 agências de publicidade que compõem a base de dados do Cenp-Meios.
“É um crescimento consistente e reitera a importância desse setor para o desenvolvimento e injeção de investimentos na economia”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, em nota. O executivo acredita que a expectativa é que o último trimestre dê continuidade ao ritmo de alta, já que o período concentra eventos como Copa do Mundo e Natal.

Out-of-home e internet se destacam

De acordo com o relatório do Cenp-Meios, o out-of-home foi o meio que mais cresceu, em comparação com os valores investidos de janeiro a setembro do ano passado.

Neste ano, o meio angariou um investimento de 1,483 milhão em compra de mídia de janeiro a setembro, o que representa um crescimento de 49,9%.

O out-of-home também teve uma significativa ampliação no share, passando de 8,1% no mesmo período de 2021 para 10,9% no relatório atual.

A Internet também ampliou seu share de um ano para outro. O meio, que registrou investimento de R$ 3,1612 bilhões de janeiro a setembro de 2019 agora viu o investimento alcançar a marca de R$ 4,421 bilhões, o que configura um aumento de 22%.

Em termos de participação no mercado, a Internet alcançou share de 32,4% no período analisado. No ano passado, a participação do meio era de 29,6%.

TV aberta cai em investimentos e share

Outro ponto de destaque no relatório do Cenp-Meios é uma certa retração nos investimentos e no share da TV aberta na comparação com o mesmo período de 2021.

Enquanto nos primeiros nove meses do ano passado a Televisão Aberta angariou um investimento de R$ 6,614 bilhões, o relatório de 2022 aponta um investimento em compra de mídia de R$ 6,072 bilhões, o que representa uma pequena retração de 1,5%.

Em termos de share, a TV aberta passou de 50,5% no relatório de janeiro a setembro de 2021 para 44,5% no estudo atual, o que sinaliza que parte dos investimentos feitos no meio migraram para outras mídias no período.

Veja abaixo o valor investido em cada meio e seu respectivo share, de acordo com o relatório do Cenp-Meios referente ao período entre janeiro e setembro de 2022.

(Crédito: Cenp-Meios)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies