Cenp-Meios aponta movimento de R$ 13,6 bilhões até setembro
Relatório mostra crescimento de 11,8% em relação a 2021, com destaque para o desempenho de out-of-home e internet
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Bárbara Sacchitiello
8 de dezembro de 2022 - 8h37
(Crédito: Shutterstock)
O Cenp-Meios reportou um investimento de R$ 13,6 bilhões em compra de mídia no Brasil de janeiro e setembro de 2022.
O valor representa um crescimento de 11,85% em comparação com o relatório do Cenp-Meios referente ao período entre janeiro e setembro e 2021, quando o relatório apontou um investimento em compra de mídia de R$ 12,2 bilhões.
Os dados foram reportados pelas 316 agências de publicidade que compõem a base de dados do Cenp-Meios.
“É um crescimento consistente e reitera a importância desse setor para o desenvolvimento e injeção de investimentos na economia”, diz Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, em nota. O executivo acredita que a expectativa é que o último trimestre dê continuidade ao ritmo de alta, já que o período concentra eventos como Copa do Mundo e Natal.
De acordo com o relatório do Cenp-Meios, o out-of-home foi o meio que mais cresceu, em comparação com os valores investidos de janeiro a setembro do ano passado.
Neste ano, o meio angariou um investimento de 1,483 milhão em compra de mídia de janeiro a setembro, o que representa um crescimento de 49,9%.
O out-of-home também teve uma significativa ampliação no share, passando de 8,1% no mesmo período de 2021 para 10,9% no relatório atual.
A Internet também ampliou seu share de um ano para outro. O meio, que registrou investimento de R$ 3,1612 bilhões de janeiro a setembro de 2019 agora viu o investimento alcançar a marca de R$ 4,421 bilhões, o que configura um aumento de 22%.
Em termos de participação no mercado, a Internet alcançou share de 32,4% no período analisado. No ano passado, a participação do meio era de 29,6%.
Outro ponto de destaque no relatório do Cenp-Meios é uma certa retração nos investimentos e no share da TV aberta na comparação com o mesmo período de 2021.
Enquanto nos primeiros nove meses do ano passado a Televisão Aberta angariou um investimento de R$ 6,614 bilhões, o relatório de 2022 aponta um investimento em compra de mídia de R$ 6,072 bilhões, o que representa uma pequena retração de 1,5%.
Em termos de share, a TV aberta passou de 50,5% no relatório de janeiro a setembro de 2021 para 44,5% no estudo atual, o que sinaliza que parte dos investimentos feitos no meio migraram para outras mídias no período.
Veja abaixo o valor investido em cada meio e seu respectivo share, de acordo com o relatório do Cenp-Meios referente ao período entre janeiro e setembro de 2022.
(Crédito: Cenp-Meios)
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