Mídia

TV Globo mantém fidelidade de marcas no futebol

Na década, empresa tem conseguido reter patrocinadores e estender acordos; negociação de 2026 pode render mais de R$ 2,3 bi apenas com TV aberta

i 7 de novembro de 2025 - 8h23

Globo futebol

(Crédito: Miguel Schincariol/Getty Images)

Na semana passada, a Globo divulgou a lista dos patrocinadores que estarão presentes nas transmissões de futebol nacional em 2026, que englobam o Brasileirão e a Copa do Brasil.

No total, 16 marcas estarão presentes nas transmissões da Globo, considerando a TV Aberta, SporTV, Premiere e o novo canal digital GeTV.

O número é recorde para a empresa e reforça, mais uma vez, a importância das transmissões esportivas ao vivo para o faturamento comercial, sobretudo no período atual, em que a fragmentação dos direitos faz com que diversos players disputem a atenção do espectador e o faturamento das marcas.

No caso do Brasileirão, a Globo divide as transmissões com a Record, Prime Video e com a CazéTV (YouTube).

As marcas no futebol da Globo

No caso da TV aberta, especificamente, 8 marcas patrocinarão as transmissões de 2026: Amazon, Ambev, Betnacional, BRF, Itaú, Natura, Stellantis e Vivo.

A lista é exatamente a mesma das marcas patrocinadoras das transmissões na TV Aberta neste ano (2025) e quase igual, também, à lista dos patrocinadores de 2024, com exceção de que, naquele ano, Dorflex ocupou uma das cotas, que depois passou a ser da BRF (proprietária das marcas Perdigão e Sadia).

Essa alta taxa de renovação é algo ainda mais importante se for considerado que o Futebol Nacional da TV Globo é, por anos, considerado o plano comercial mais valioso da TV brasileira, com valores de investimentos elevados.

Para 2026, cada uma das 8 cotas de patrocínio oferecidas pela TV Globo ao mercado tinha preço de tabela de R$ 293.053.75. Ou seja, apenas o pacote do futebol na TV aberta poderia render à TV Globo um faturamento de R$ 2,3 bilhões. Nesse montante, não estão considerados os descontos que geralmente são praticados em transações do tipo.

O faturamento com o futebol será ainda maior com as negociações de patrocínio de SporTV, Premiere e GeTV e também com a Copa do Mundo, que possui dois planos à parte, sendo um para a TV Globo e outro para o SporTV.

De acordo com cálculos realizados com base nos valores descritos no plano comercial, o Futebol da Globo em 2025 pode superar o faturamento de R$ 5 bilhões.

Veja, abaixo, a lista dos patrocinadores que estiverem presentes no Futebol Nacional da TV Globo (TV aberta) na última década:

2016
Ambev, BRF, Casas Bahia, Itaú, Johnson & Johnson e Vivo

2017
Ambev, Chevrolet, Itaú, Johnson & Johnson, Ricardo Eletro e Vivo

2018
Ambev, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú, Unilever e Vivo

2019
Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú e Vivo

2020
Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú e Vivo

2021
Casas Bahia, Cervejaria Petrópolis, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú e Vivo

2022
Amazon, Cervejaria Petrópolis, Chevrolet, Hypera Pharma, Itaú, Sportingbet e Vivo

2023
Amazon, Ambev, Betnacional, Hypera Pharma, Itaú, Nivea, Stellantis e Vivo

2024
Amazon, Ambev, Betnacional, Dorflex, Itaú, Natura, Stellantis e Vivo

2025
Amazon, Ambev, Betnacional, BRF, Itaú, Natura, Stellantis e Vivo

2026
Amazon, Ambev, Betnacional, BRF, Itaú, Natura, Stellantis e Vivo