Como o Rio quer se tornar o maior hub de data centers da América Latina
Projeto Rio AI City inclui a construção de um campus de inteligência artificial de última geração no Parque Olímpico, com capacidade de 1,8 gigawatts até 2027

Projeto inclui criação de center de IA no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (Crédito: Divulgação / Parque Olímpico)
O Rio de Janeiro está com um plano ambicioso para atrair empresas de tecnologia com a tecnologia da vez: a inteligência artificial.
Durante o Web Summit Rio, na última semana, o prefeito Eduardo Paes anunciou o projeto Rio AI City, que consiste na construção de um campus de inteligência artificial, por meio de data centers, indispensáveis para a operação da IA.
Inicialmente, a iniciativa prevê capacidade de 1,8 gigawatts até 2027. Em um segundo momento, o intuito é crescer para 3 gigawatts nos cinco anos seguintes. O projeto deverá transformar a cidade no maior hub de data centers da América Latina, bem como um entre os dez maiores do mundo.
A prefeitura mira também na sustentabilidade: a ideia é que o campus seja abastecido por energia limpa e tenha fornecimento limitado de água.
Além disso, terá conexão com o Porto Maravilha, projeto de revitalização urbana da Região Portuária da Prefeitura do Rio de Janeiro. Por meio do Mata Maravilha, prevê a criação de um espaço que integra natureza e tecnologia, que contará com parques, hotéis, torres residenciais, espaços de lazer, e outros, em uma área de mais de 200 mil m².
De acordo com a Prefeitura, os espaços são pensados para a inovação sustentável, criando conexões entre empresas e startups à “potência computacional da futura Rio AI City”.
A atração dos data centers está alinhada com a expectativa do Governo brasileiro de atrair R$ 2 trilhões em investimentos de data centers na próxima década, mirando em projetos de infraestrutura digital sustentável.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abordou a Política Nacional de Data Centers em viagem à Los Angeles, participando da 28ª Conferência Global do Instituto Milken.
A política antecipa efeitos da Reforma Tributária especificamente para o setor digital, fazendo com que o investimento destinado ao setor no País seja desonerada, incentivando também a promoção de data centers movidos a energia limpa para ampliar a associação tecnológica à sustentabilidade.