Mídia

Festival foca participação de mulheres no audiovisual

Prêmio Cabíria, que este ano terá novas categorias, se desdobra em evento que acontecerá em novembro, no Rio Janeiro

i 23 de agosto de 2019 - 12h26

A ideia de ter um espaço mais fértil para o encontro de realizadores, atores e players do mercado para debater a questão da igualdade de gêneros no audiovisual levou a um desdobramento do Prêmio Cabíria. Com isso, o Rio de Janeiro receberá em novembro a primeira edição do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, que terá uma programação com debates, painéis, exibição de filmes e outras atividades, sempre voltadas a discussão da participação da mulher no mercado audiovisual.

“Conciliamos propostas um pouco mais pragmáticas com a relação da mulher dentro da cadeia produtiva do audiovisual. E dessa forma também tornamos o prêmio mais relevante, como um selo”, detalha Vânia Matos, produtora executiva do festival. Além de ser um espaço de debates, a ideia é que o evento estimule o crescimento quantitativo e qualitativo do protagonismo feminino nas telas e atrás das câmera. Em sua programação, ele também irá oferecer ao público o contato com obras de cineastas mulheres.

Ao mesmo tempo em que anuncia o desdobramento em um festival, o Cabíria inova em sua premiação em 2019. Lançado em 2015 com uma única categoria, de roteiros de longa de ficção, a partir deste ano ele também prestigiará os melhores roteiros de argumento infanto-juvenil e piloto de série. As inscrições para o Prêmio Cabíria já estão abertas. Ele conta com o apoio do Instituto Olga Rabinovich – Projeto Paradiso, Maquinário Narrativo, Tertúlia Narrativa, FRAPA, ROTA (Festival de Roteiro Audiovisual), Olhar Distribuição e Embaixada da França no Brasil.