Food Network estreia série de reaproveitamento de comida
Websérie Restô Dontê Food Network traz receitas que transformam sobras em algo novo
O Food Network estreia hoje em suas redes sociais a websérie Restô Dontê com receitas que transformam pratos prontos em uma nova receita. Esta é a segunda temporada do programa, cujo primeiro ano trabalhou com ingredientes que costumam ser jogados fora como talos, cascas e folhas.
A websérie terá dez episódios e é feita em parceria com a ONG Banco de alimentos, que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício. São receitas simples e criativas como transformar feijão preto em hambúrguer ou arroz em pizza e ainda uma torta de frigideira com o que restou da macarronada. De acordo com Daniela Branco, diretora de Marketing da Scripps Networks Interactive, empresa detentora da marca Food Network, a ideia da série é aliar praticidade com criatividade.
Semanalmente os episódios serão exibidos primeiro no aplicativo da Food Network, depois nas redes sociais e, por fim, na TV por assinatura. O conteúdo digital do Food Network é 95% local. “Estamos criando produções locais digital first que depois vão para o canal linear”, diz.
Além da Restô Dontê Food Network, neste ano o canal ainda pretende lançar seis webséries, mais de uma por mês até o fim do ano. “Algumas estão num desenho branded content e a ideia é que a gente consiga construir algo entre o digital, o aplicativo e o canal, criando um ecossistema que entrega para a marca uma exposição que ela dificilmente vai ter em outro lugar”, conta Adriana Alcântara, vice-presidente de marketing e produção da Scripps Networks Interactive Latin America.

As novidades da Food Network no Brasil
Sobre o trabalho com marcas, Adriana conta que o formato digital do Food Network é uma oportunidade para quem quer criar algo novo para seus públicos. “Acreditamos que a marca não entra como uma propaganda e ponto. Ela de fato precisa fazer sentido dentro daquele conteúdo e receita. Queremos que seja integrado para o conteúdo e para a marca, afinal somos parceiros das marcas para fazer o melhor possível. Trabalhamos para que o público não pense “lá vem a marca para atrapalhar o meu conteúdo criativo’ ”, diz.